Filtrar


Questões por página:
É impossível analisar as perspectivas para os próximos anos da economia mundial sem uma avaliação sobre os inúmeros fatores que contribuíram para o pânico financeiro, desencadeado a partir do dia 15 de setembro de 2008, com o pedido de recuperação judicial do quarto maior banco americano, o Lehman Brothers. Os efeitos a partir desse evento foram devastadores e durante os oito meses seguintes o desempenho da economia mundial replicava o que tinha acontecido a partir de outubro de 1929: queda no preço das ações no mundo todo, redução do comércio internacional, queda da produção industrial e aumento do desemprego. Se não fosse a maciça intervenção dos bancos centrais e dos tesouros no resgate da economia mundial, hoje estaríamos discutindo a “Segunda Grande Depressão”. SILBER, S. D. A economia mundial após a crise financeira de 2007 e 2008. In: Revista USP, São Paulo, n.85, p.82-93, março/maio 2010.
A crise financeira internacional de 2007 e 2008, abordada no texto, teve como causa(s) inicial(is)
Em um mundo globalizado não há como viver isolado igual a uma ilha. Uma saída encontrada por diversos países foi a formação de blocos econômicos. O BRICS é um destes blocos e é formado por cinco países emergentes, são eles, EXCETO:
Qual estado da região norte do Brasil, que devido a sua posição geográfica recebe inicialmente a maioria dos imigrantes que fogem da crise econômica na Venezuela?
“Ideia criada em 1994 pelos Estados Unidos, visando a integração comercial do continente americano, sendo proposta a criação de um bloco econômico que, se tivesse sido efetivado, seria um dos maiores blocos comerciais do planeta e composto somente por países americanos. Só não foi concretizado devido ao fato de ter sido visto como uma ameaça pelos países latino-americanos e pelo medo de tornarem-se reféns da economia norte-americana.” Trata-se de:
Ideia criada em 1994 pelos Estados Unidos, visando a integração comercial do continente americano, sendo proposta a criação de um bloco econômico que, se tivesse sido efetivado, seria um dos maiores blocos comerciais do planeta e composto somente por países americanos. Só não foi concretizado devido ao fato de ter sido visto como uma ameaça pelos países latino-americanos e pelo medo de tornarem-se reféns da economia norte-americana.” Trata-se de: