Filtrar


Questões por página:
Analise a charge.


A charge é uma crítica à/ao
Analise a charge.



Marque a alternativa que apresenta a notícia que inspirou o autor da charge.
A economia brasileira deve encerrar a década atual com o pior desempenho já registrado em 120 anos.


“Na década, o país colecionou anos de forte recessão e lenta retomada, num período que envolveu uma severa deterioração fiscal, crises políticas e choques internos e externos. Em 2015 e 2016, o PIB caiu mais de 3%. Nos últimos três anos, o PIB avançou pouco mais de 1%. ” Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/03/05/para-evitar-decadaperdida-pib-tem-de-crescer-10percent-neste-ano-mostra-estudo.ghtml. Acesso em: 25 out.2020.
Marque a alternativa que apresenta um fato político marcante no ano em que o PIB foi o mais baixo.
mostrar texto associado
Leia o texto 'Uma âncora para a inflação' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. De acordo com o texto, nos momentos finais do ano de 2021, o Brasil terá um longo período com a combinação indesejada de baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e inflação elevada.
II. O texto afirma que mais de um fator pode explicar a deterioração macroeconômica súbita do Brasil no final de 2021, que se deu em um intervalo de poucos meses e que contou com previsões demasiadamente otimistas sobre a economia do nosso país no começo do referido ano.
III. Uma ideia presente no texto é a de que a pesquisa Focus apontava, em janeiro de 2021, previsões medianas de crescimento elevado, inflação próxima ao centro da meta e taxa Selic superior a 5,25% ao ano.

Marque a alternativa CORRETA:
“Petrobrás terá preços mais baixos”, disse Jean Paul Prates, presidente da empresa estatal, a jornal de grande circulação (Estadão Online - 12.05.2023). Para buscar concretizar esse objetivo, a Petrobrás decidiu alterar a política de preços dos combustíveis, acabando com a chamada Política de Paridade de Importação (PPI). A partir de agora, a nova estratégia comercial da Petrobrás usará referências de mercado como: