Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Leia o texto 'Inflação' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. Em grande parte, afirma o texto, os efeitos da inflação são provocados por mudanças não esperadas ou inevitáveis nos preços relativos aos fatores e produtos, e não pela mera existência da inflação.
II. De acordo com o texto, os efeitos da inflação no crescimento real da economia como um todo, e até mesmo de setores específicos, ocorrem de acordo com um padrão facilmente identificável, seja no curto ou no longo prazo.
III. O texto afirma que, no curto prazo, alguns setores da economia podem ser estimulados por mudanças de preços favoráveis. Evidências são abundantes a esse respeito, quer sob a forma da curva de Phillips para a economia como um todo, quer sob a forma de modelos de resposta da produção, ou de utilização de fatores com respeito a mudanças nos preços.
Marque a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
Leia o texto 'Inflação' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. Os processos inflacionários são temas controvertidos e dos mais estudados na literatura, devido aos seus efeitos na economia e na qualidade de vida da população, de acordo com o texto.
II. De acordo com o texto, a longo prazo, a inflação corrói os aumentos dos preços reais, o que leva os setores produtivos a terem maiores estímulos para aumentar a produção e contratar mão-de-obra, gerando desvalorização do câmbio e queda nos custos transportes.
III. No Brasil, as fases de inflação modesta foram seguidas de períodos de inflação intensa, às vezes quase atingindo a taxa de 100% ao ano, como nos anos de 1890,1891 e 1963, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
Leia o texto 'Inflação' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. No Brasil, houve períodos de preços crescentes em ritmo acelerado (fenômeno denominado de hiperinflação), como entre os anos de 1884 até 1888, de 1908 até 1912 e de 1928 até 1933, de acordo com o texto.
II. Uma das ideias presentes no texto é a de que a inflação afeta o crescimento econômico, a distribuição da renda entre regiões, setores, indivíduos e fatores de produção, e a alocação dos recursos.
III. A inflação é algo novo na economia brasileira, pois os registros desse fenômeno no último século são escassos e os seus efeitos sobre a economia, a produção e a qualidade de vida são difíceis de identificar, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:

A economia brasileira deve encerrar a década atual com o pior desempenho já registrado em 120 anos.

“Na década, o país colecionou anos de forte recessão e lenta retomada, num período que envolveu uma severa deterioração fiscal, crises políticas e choques internos e externos. Em 2015 e 2016, o PIB caiu mais de 3%. Nos últimos três anos, o PIB avançou pouco mais de 1%. ”

Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/03/05/para-evitar-decadaperdida-pib-tem-de-crescer-10percent-neste-ano-mostra-estudo.ghtml. Acesso em: 25 out.2020.

 

Marque a alternativa que apresenta um fato político marcante no ano em que o PIB foi o mais baixo.

O Brasil, desde os tempos coloniais, tem se mostrado um país essencialmente fornecedor de matéria-prima e de produtos agrícolas ao mercado internacional. Produtos como café, látex, minério de ferro, soja, dentre outros, têm sido responsáveis pela grande maioria de nossas exportações. Isso se deve