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“É uma surpresa e um alívio, (...): de acordo com o mais recente levantamento internacional feito na área, com dados de 2006, o Brasil é o segundo país, em todo o mundo, que mais investe dinheiro público em educação, como porcentagem sobre o total dos gastos do governo. Fica atrás apenas do México – e, entre os países que ocupam os primeiros quinze lugares da lista, foi o que mais aumentou o seu investimento no setor de 2000 a 2006.”
 
(Revista Veja, edição 2132, 30/09/2009, p.174)
 
Considerando o texto acima como reflexão inicial para pensarmos, o motivo do impasse educacional em nosso país atualmente, podemos afirmar que:

 

“Ruanda, na África, é um exemplo radical de como o favorecimento racial pode gerar desastres. Quando tomaram o país, os colonizadores belgas encontraram dois grupos sociais, tutsis e hutus, que viviam em paz. Os belgas criaram cotas para favorecer os tutsis no serviço público. Após a independência, nos anos 1960, os hutus tomaram o poder e inverteram o favorecimento. Surgiu um conflito, que culminou no genocídio de 1994, quando os hutus exterminaram 1 milhão de tutsis.”

(Revista Época, nº 568, de 08/04/2009, p.85)

Tendo como reflexão o texto acima e o sistema de cotas raciais implantados pelas Universidades Estaduais do Rio de Janeiro e da Bahia, podemos afirmar que:

A manchete a seguir refere-se à greve dos professores universitários.



A greve dos professores universitários já passa dos 50 dias. Uma das principais reivindicações do movimento é:

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é o principal meio para conseguir uma vaga nas universidades federais do Brasil. Contudo, pouco a pouco, algumas instituições de ensino superior estrangeiras firmam convênios para que alguns estudantes brasileiros consigam vagas por meio do Enem. Entre os países a seguir, o que possui a maior quantidade de instituições de ensino superior que utiliza o Enem como forma de ingresso para os estudantes brasileiros é:
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Relativamente à ação de criminosos, tal como exposta no texto, assinale a opção incorreta.