Filtrar


Questões por página:
(PMM/URCA 2025) A Resolução nº 430/2011 do CONAMA dispõe sobre as condições e os padrões de lançamento de efluentes, complementando e alterando a Resolução nº 357/2005. De acordo com a Resolução n.430/2011, é verdadeira condição de lançamento de efluente:
(PMM/URCA 2025) Os maiores aumentos em termos de , num corpo d’água, são provocados por despejos de origem predominantemente orgânica. A presença de um teor de matéria orgânica pode induzir a um(a) completo(a) do oxigênio na água, provocando o(a) de peixes e outras formas de vida aquática, além de produzir sabores e odores desagradáveis e, ainda, obstruir os filtros de areia utilizados nas estações de tratamento de água.

O texto acima fará sentido se os espaços forem preenchidos pelos seguintes termos, apropriadamente e em sequência:
A contaminação de águas superficiais e subterrâneas por esgoto doméstico sem tratamento está diretamente associada à transmissão de doenças como:

Analise a situação hipotética a seguir.


Após o tratamento em uma estação de tratamento de esgoto (ETE), o efluente apresentou as características apresentadas na tabela a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Considerando os parâmetros de qualidade do efluente antes e após o tratamento em uma estação de tratamento de esgoto (ETE), e à luz da Deliberação COPAM-CERH/MG nº 8, de 21 de novembro de 2022, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) Após o tratamento, o efluente final apresenta uma DBO5 de 80 mg/L, o que é maior que o limite estabelecido pela resolução COPAM-CERH/MG nº 8/2022. Contudo, se a média anual da remoção ficar acima de 90%, o sistema estará em conformidade, mesmo que em um mês específico tenha atingido 60% de eficiência.


( ) Em relação ao parâmetro DQO, o sistema não atende ao padrão de lançamento, apesar de manter a DQO do efluente final abaixo de 160 mg/L. Assim, a ETE deverá comprovar que o processo de tratamento está removendo matéria orgânica de maneira eficiente, conforme os percentuais exigidos, ou suspender o lançamento.


( ) A redução de sólidos em suspensão totais (de 100 mg/L para 22 mg/L) demonstra boa eficiência no processo de tratamento. No entanto, como o limite de lançamento é de 1 mg/L, o efluente não atende ao padrão estabelecido para o lançamento.


Assinale a sequência correta.

Em um sistema de esgotamento sanitário, um coletor transporta esgoto com vazão média de 80 L/s e concentração de DBO5 de 250 mg/L. No entanto, devido a infiltrações e despejos irregulares, a vazão no trecho final do coletor aumenta para 120 L/s, enquanto a concentração de DBO5 cai para 180 mg/L.


Considerando a conservação de massa e desprezando processos de degradação ao longo do trecho, a carga adicional (kg DBO5 /dia) que entra no sistema é: