Filtrar


Questões por página:
Em um dia com pouca umidade relativa do ar, Rodrigo e Caio estavam testando o comportamento de um determinado material X depois de atritado com outros materiais diferentes. Considere que:
• Rodrigo atritou um pedaço de isopor com um pano feito de lã, e depois atritou um objeto composto por um material X a um pedaço de chumbo. Após a eletrização por atrito, ele percebeu que o material X atraía a lã e repelia o pedaço de isopor. • Caio atritou um pedaço de vinil com um pedaço de borracha dura, e depois atritou outro objeto feito do material X a um pedaço de âmbar. Após a eletrização por atrito, ele percebeu que o objeto feito de material X repelia a borracha e atraia o vinil.
Sendo os materiais disponíveis para os experimentos os listados na série triboelétrica a seguir, pode-se concluir que o material X é feito de: Imagem associada para resolução da questão
A balança é um dispositivo capaz de aferir a massa de um corpo com base no equilíbrio das forças atuando sobre ele, relacionando os valores da força normal ou da força elástica com a massa do objeto. A força elétrica, em alguns casos, também poderia ser utilizada para a construção de balanças para medir a massa de objetos carregados. Considere que um cientista deseja construir um dispositivo para ser utilizado como uma balança. Para isso, esse dispositivo deve ser capaz de criar um campo elétrico uniforme vertical de modo que o usuário possa alterar o módulo e o sentido desse vetor campo elétrico. Dessa maneira, através de uma posição de equilíbrio, é possível relacionar o campo elétrico criado pelo aparelho com a massa e a quantidade de carga de um corpo que ali estiver inserido. A relação para o campo elétrico que permite, através desse dispositivo, determinar o valor da massa de um corpo carregado é:
Pedro quer substituir o fio de alimentação de um eletrodoméstico, pois o considera muito pequeno. O fio do eletrodoméstico tem 1,2 m de comprimento e 2 mm de diâmetro de secção transversal. Se Pedro deseja substituir o fio por outro de mesmo material, com 10,8 metros de comprimento, de modo que a resistência elétrica se mantenha a mesma, o diâmetro da secção transversal deste fio deverá ser de:
Um experimento, realizado na altitude do mar, busca determinar a potência elétrica dissipada por um condutor; para isso ligase esse condutor aos polos de uma fonte de tensão de 100 V. Colocando-o dentro de um recipiente com 0,5 kg de água inicialmente a 20° C, o condutor libera calor, por conta do efeito joule, e a água começa a esquentar atingindo o ponto de ebulição após 8 minutos. Dado o calor específico da água igual a 4 J/g° C, desconsiderando-se as trocas de calor com o ambiente externo, a potência dissipada pelo condutor é de, aproximadamente:
Rafael tem uma “minigeração” de energia elétrica através de placas fotovoltaicas e consegue, através de um aplicativo conectado ao inversor, acompanhar a geração de energia no dia através de gráficos que são disponibilizados pelo próprio aplicativo. Um dia, enquanto estava viajando de férias, acessou o aplicativo para acompanhar a geração de energia e encontrou os seguintes gráficos referentes aos dias 15/06 e 16/06:

Imagem associada para resolução da questão

Com base nesses gráficos, analise as afirmativas a seguir.
I. A máxima geração de energia nos dois dias ocorreu por volta de meio dia e a geração máxima de energia no dia 15 foi maior que a do dia 16, possivelmente por conta da presença de nuvens no dia 16. II. A diferença encontrada nos gráficos pode ser explicada por uma diferença na temperatura ambiente nos dois dias; a temperatura média no dia 15 com certeza foi maior que a temperatura média no dia 16. III. Apesar de ter um gráfico com menos oscilações, a geração de energia elétrica foi maior no segundo dia devido a uma maior estabilidade de incidência de luz solar gerando maior quantidade de calor.
Está correto o que se afirma apenas em