Filtrar


Questões por página:
O primeiro experimento quantitativo bem sucedido para estudar a força de repulsão/atração entre cargas elétricas foi realizado por Charles Coulomb, que chegou a equação F = K (|q1||q2|/r2), onde K é a constante de proporcionalidade. Esta equação se assemelha com a equação da lei de gravitação de Newton. Assinale a alternativa incorreta sobre a relação entre as duas equações:
Numa região em que existe um campo elétrico, uma partícula com carga q = 1,5 .10–9 se desloca do ponto A ao ponto B. Durante esse deslocamento, a força elétrica realiza um trabalho igual a 9 .10–3 J sobre a partícula. Em V, a diferença de potencial VA – VB entre os dois pontos considerados vale:

Quando uma diferença de potencial é aplicada entre dois pontos de um condutor qualquer, um campo elétrico é estabelecido em seu interior, fazendo com que as cargas elétricas livres no condutor entrem em movimento.


Esse fluxo de carga por unidade e tempo é denominado de

Três esferas metálicas idênticas A, B e C, com a quantidade de carga 6 μC, –10 μC e –18 μC, respectivamente, são colocadas no vácuo em contato, da seguinte forma:

• tocam-se as esferas A e B, deixando-se a esfera C muito distante;

• e, em seguida, tocam-se as esferas B e C, deixando-se a esfera A muito distante.

Após esse procedimento, as três esferas são fixadas de modo alinhado, e as esferas B e C distam da esfera A 3 m cada uma, segundo a figura a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

Nessas condições, é CORRETO afirmar que a força resultante sobre a esfera B é de:

(Considere a constante eletrostática de 9,0 x 109 N.m2 /C2 )

Duas cargas elétricas puntiformes de 2 .10⁻⁶ C e 1 .10⁻⁶ C produzem no ponto médio M da distância que as separam um campo elétrico resultante de intensidade 1 .10⁵ N/C. Estando essas cargas situadas no vácuo (k₀ = 9 .10⁹ N . m² /C² ) a distância que as separam é:
Imagem associada para resolução da questão