Filtrar


Questões por página:
Na França, rompendo com a pretensão dos positivistas de excluir a psicologia do campo científico, desenvolveramse debates contravertidos sobre a natureza psicológica do fato social e também do lugar do contingente, do individual na explicação sociológica. Gabriel Tarde e Georg Simmel, cada um ao seu modo, foram os dois autores que melhor representaram estas ideias, ao afirmarem que:
Em vida, Durkheim publicou aproximadamente oitenta artigos, mais de trezentas resenhas, sendo a maioria publicada na L`Année Sociologoique. Além disso, sua densa produção de quatro obras canônicas foi importante para a disciplina. Com relação à obra As regras do Método Sociológico, identifique a opção correta.
A revista L`Année Sociologoique foi fundada em 1896 por Durkheim, com a ajuda de um jovem filósofo, Célestin Bouglé, que receberam a colaboração do editor Félix Alcan. A revista movimentou publicações e teve um peso preponderante na forma de grupos intelectuais que disputavam a hegemonia do social naquele período. Sobre L`Année Sociologoique e o que ela movimentou, é possível afirmar que:
Com relação à teoria clássica sociológica, na França, Émile Durkheim e Gabriel Tarde protagonizaram uma disputa teórica e política em torno da definição do social. Neste respeito, identifique o item correto.
A teoria funcionalista vê a educação como um mecanismo que contribui para a estabilidade social. Assinale a alternativa que melhor descreve o ponto de vista funcionalista sobre a educação.