Filtrar
176 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 36
Questões por página:
I - A linguagem empregada nos documentos oficiais deve primar pela formalidade, impessoalidade, clareza, concisão, detendo-se, unicamente, ao objetivo da mensagem. Deve ser necessariamente uniforme, e não adaptada a cada situação comunicativa.
II - Vossa Excelência é um pronome de tratamento usado para pessoas com alta autoridade, militares e políticos, como: Presidente da República, Vice-Presidente, Senadores, Deputados, Embaixadores, Oficiais de Patente Superior à de Coronel, Juízes de Direito.
III - Qualquer pronome de tratamento, apesar de se referir à segunda pessoa do discurso (2ª), exige que verbos e pronomes, também, estejam na forma de segunda pessoa (2ª) do discurso.
IV - O pronome de tratamento Vossa Senhoria deve ser usado para pessoas com um grau de prestígio maior. Usualmente, é empregado, como atitude de cortesia, em Ofícios, Requerimentos e Correspondência Comercial.
V- O vocativo é uma invocação ao destinatário. Nas comunicações oficiais, dirigidas aos Chefes de Poder, utiliza-se a expressão Excelentíssimo Senhor ou Excelentíssima Senhora e o cargo respectivo, seguidos de vírgula.
VI - O Manual de Redação da Presidência da República estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: para autoridades de hierarquia superior a do remetente – respeitosamente. Para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos – atenciosamente.
Marque a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
A respeito dos tratamentos formais em comunicações oficiais entre órgãos públicos, avalie as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. Nas comunicações oficiais, é adequado utilizar o tratamento “Prezado Senhor” ou “Prezada Senhora” seguido do cargo ou função do destinatário, como “Prezado Senhor Diretor”.
II. O uso de abreviações e gírias é encorajado em documentos oficiais para tornar a comunicação mais acessível e informal.
III. A formalidade nas comunicações oficiais é importante para transmitir respeito e seriedade, além de estabelecer padrões claros de comunicação.
IV. O tratamento “Caro” seguido do nome do destinatário é uma prática aceitável em comunicações oficiais, desde que seja seguido de uma vírgula, como “Caro João, ”.
Marque a opção que contem as afirmativas verdadeiras.