Filtrar


Questões por página:

O diabetes mellitus gestacional (DMG) é definido como uma intolerância variável aos carboidratos. Estima-se que 18% das gestantes, no Brasil, apresentem critérios diagnósticos para DMG. Sobre está condição clínica, assinale as alternativas a seguir em Verdadeiro (V) ou Falso (F):



( ) O rastreamento durante a gestação é voltado para as situações de risco.


( ) Glicemia de jejum >125mg/dl na primeira consulta de pré-natal faz o diagnóstico de DMG.


( ) Pacientes com glicemia de jejum <92mg/dl no 1º trimestre devem realizar o teste oral de tolerância à glicose (TOTG) com 75g, entre 24 e 28 semanas.


( ) Insulinas são boas opções terapêuticas para DMG, entretanto algumas ainda não foram liberadas devido ao risco, como a Asparte e Lispro.



Assinale a opção correta:

A tireoidite autoimune, também designada doença de Hashimoto, é a causa mais comum de hipotireoidismo adquirido em adultos, apresentando prevalência 7 vezes maior em mulheres, e sua incidência aumenta na meia-idade. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o anticorpo dirigido contra a peroxidase tireóidea que pode estar presente nessa condição clínica.
Paciente feminina de 51 anos com queixa de palpitações, hiperdefecação, hiperatividade, insônia e perda ponderal (com hiperfagia). Diante desses sintomas, o médico solicitou alguns exames laboratoriais que apresentaram TSH livre baixo e T4L aumentado quando comparados aos padrões de referência. Diante do provável diagnóstico, assinale a alternativa que apresenta a classe medicamentosa que corresponde corretamente a uma das opções terapêuticas possíveis ao caso citado.
Visualizar Questão Comentada
Em relação à obesidade e seu papel como fator de risco para o desenvolvimento de câncer, é correto afirmar que
Na avaliação de um paciente com dispneia devido à cetoacidose diabética, como causa metabólica, os movimentos respiratórios profundos, com fases de apneia na inspiração e na expiração, identificam-se mais diretamente com o ritmo de: