Filtrar


Questões por página:
Relacione corretamente o instrumental odontológico e sua principal indicação clínica:

INSTRUMENTO:
I- Sonda exploradora reta. II- Foice. III- Sindesmótomo.

INDICAÇÃO:
X– Afastamento do tecido gengival. Y– Auxilia na busca das entradas dos canais radiculares. Z– Remoção de cálculo dental supragengival.

Após a relação feita acima, assinale a opção que agrupa a sequência CORRETA:
Em Odontologia, qual material deve ser colocado na camada profunda de dentina, em que não houve exposição pulpar, para proteção do complexo dentina-polpa?
Durante uma consulta odontológica, um paciente relata dor na região posterior da mandíbula, associada a um inchaço local. A radiografia revela uma lesão radiolúcida unilocular com limites bem definidos. Qual das seguintes alternativas descreve corretamente essa condição?
Visualizar Questão Comentada

Julgue o item subsequente.


Com base no diagnóstico pulpar, o dentista pode adotar diferentes estratégias terapêuticas, que vão desde procedimentos conservadores, como a aplicação de materiais remineralizantes em lesões cariosas superficiais, até tratamentos endodônticos mais complexos, como a realização de tratamento de canal em dentes com polpa irreversivelmente inflamada ou necrosada.

Julgue o item subsequente.


Uma das doenças pulpares crônicas mais conhecidas é a PULPITE IRREVERSÍVEL SINTOMÁTICA, que consiste em dor espontânea, intensa, contínua, difusa, mal combatida com analgésicos. Pode doer muito com frio no início ou exacerbar com o calor e aliviar com frio nos estágios finais. O tratamento consiste em fazer uma Pulpectomia.

Visualizar Questão Comentada