Filtrar


Questões por página:

Analise as afirmativas a seguir:


I. A conduta para o tratamento do Abscesso Apical Agudo em um dente permanente consiste na drenagem por via endodôntica ou por punção da lesão e, em seguida, deve-se inserir a pasta de carbamato Aldicarb nos canais radiculares e uma mecha de algodão seco na câmara pulpar.

II. As fraturas de esmalte e dentina em dentes decíduos com exposição pulpar envolvem esmalte e dentina e apresentam exposição da polpa dental. Quando a polpa estiver exposta, poderá ser feita uma pulpotomia (remoção parcial desta polpa), ou tratamento endodôntico (com remoção total da polpa). A parte coronária pode ser restaurada com resina composta, colagem do fragmento (se ela for recuperada e levada ao consultório dentário) ou confecção de coroas de resina.


Marque a alternativa CORRETA:

A abertura coronária de um dente consiste no primeiro passo do tratamento endodôntico, buscando luminosidade, visibilidade da câmara pulpar e da entrada dos canais. A forma de conveniência tem por objetivo:
Métodos mecânicos e métodos químicos agem conjuntamente, buscando o controle eficaz da placa dental (desconstrução e combate a patógenos orais). O método químico de higiene oral tem como função:
Imediatamente ao término da realização de um tratamento endodôntico, é realizada uma nova tomada radiográfica que tem como finalidade:
Um paciente apresenta-se para atendimento com uma lesão endodôntica primária com envolvimento periodontal secundário acometendo o elemento 15. Radiograficamente observa-se uma lesão cariosa subjacente a uma restauração em amálgama de prata que envolve as faces distal e oclusal.

A lesão cariosa atinge o corno pulpar por distal. A sondagem mostra profundidade de bolsa = 14mm na distal do elemento 15 com supuração e níveis de profundidade de bolsa = 3mm nas faces vestibular, palatina e mesial.

O paciente não apresenta comprometimento sistêmico, apresenta boa higiene oral e não apresenta bolsas periodontais nos outros dentes.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência clínica que deve ser adotada no caso descrito acima.