Filtrar


Questões por página:
Três bolas idênticas, A, B e C, sujeitas apenas à ação da força gravitacional, são lançadas simultaneamente, com módulos de velocidade iguais, de uma mesma altura h do solo: uma verticalmente para cima ( A ), outra verticalmente para baixo ( B ) e a outra horizontalmente para a direita ( C ). Os módulos das velocidades com que as bolas atingem o solo será tal que:

Uma esfera de massa 2,5 kg é abandonada de uma altura h (Figura 1). Ela atinge uma plataforma de massa desprezível sustentada por uma mola ideal. A compressão máxima sofrida pela mola foi de 5,0 cm (Figura 2).



Considere que sobre a esfera apenas atuem forças conservativas.
Nessas condições, qual é, aproximadamente, em cm, o valor da altura h?

Dados:
aceleração da gravidade = 10 m/s2
constante elástica da mola = 1.500 N/m

mostrar texto associado
Considere que um objeto de massa 10 M, em estado de repouso, sofra uma explosão interna ao sistema e fragmente-se em dois corpos de massas 3 M e 7 M. Nesse caso, sabendo-se que o corpo de massa 7 M encontra-se a 6 km da posição original do objeto, então a distância entre os fragmentos é de 20 km.
mostrar texto associado
Materiais elastoplásticos terão comportamento elástico até que atinja uma tensão limite de escoamento. Quando essa tensão for superada, o material deforma-se definitivamente.

Um corpo se move com velocidade uniforme v = 10 m/s, em um plano horizontal até que começa a subir um plano inclinado conforme ilustrado.

Supondo que não haja atrito e desprezando-se a resistência do ar em todo o percurso, qual a altura máxima, em metros, que o corpo deve alcançar?

Dado: g = 10 m/s2