Filtrar


Questões por página:
Recentes interrupções no fornecimento fizeram ressurgir o debate sobre a necessidade de investimentos na produção e transmissão de energia elétrica no Brasil. Entre as grandes obras governamentais que atacam esse objetivo está uma grande usina, em construção na Bacia do Rio Xingu, e que vem sendo objeto de acalorados debates na região desde 2009.

O texto faz referência à Usina de:

Leia o seguinte texto:

Qual é a maior hidrelétrica do mundo?

Adeus, enchentes. Um problema a usina de Três Gargantas, na China, resolveu na marra: como as áreas que alagavam estão agora a 175 metros de profundidade, no fundo do lago da hidrelétrica, acabou-se o problema de enchentes na região.
As eclusas, piscinões que permitem subir e descer o rio, ajudaram a economia chinesa. Antes considerado um rio de navegação perigosa, o Yang Tsé dobrou o volume de carga transportada.
A construção de Três Gargantas obrigou 1 milhão de chineses a mudar de casa (em Itaipu, foram apenas 40 mil). Além disso, inundou 140 sítios arqueológicos. O volume do Yang Tsé ainda não permite que as Três Gargantas utilizem toda a sua capacidade. Mas a construção de 4 hidrelétricas rio acima deve aumentar a vazão, levando mais água para as turbinas.

Duelo de titãs! Observe os dados referentes às duas usinas:

Concreto utilizado para a construção:
Três Gargantas – 28 milhões de m3.
Itaipu – 14 milhões de m3.

Três Gargantas é maior que Itaipu e, por isso, na construção da gigantesca usina chinesa foi utilizado o dobro de concreto necessário para erguer Itaipu.

Potência instalada:
Três Gargantas - 22,4 mil MW
Itaipu - 14 mil MW
São 32 turbinas de Três Gargantas contra apenas 20 da hidrelétrica brasileira.

Vazão média: Três Gargantas - 7 mil m3/s
Itaipu - 8 mil m3/s
Acontece que o rio Yang Tsé possui uma vazão de água menor que a do rio Paraná.

Produção anual (2009):
Três Gargantas - 80 bilhões de kWh
Itaipu - 90 bilhões de kWh
A consequência é que (***)

Superinteressante, fevereiro de 2011.

O final do texto foi intencionalmente retirado e substituído por asteriscos entre parênteses. Trata-se de uma consequência lógica que pode ser feita a partir das informações contidas no texto. Assinale a única assertiva que apresenta CORRETAMENTE essa consequência:

A energia eólica, produzida a partir da força dos ventos, é abundante, renovável, limpa e encontra-se em fase de expansão no Brasil. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

O horário de verão 2010/2011 começou a partir de zero hora do dia 17 de outubro de 2010. Isso significa que, da noite de sábado (16) para domingo (17), as pessoas que moram nas regiões onde o horário de verão vigora tiveram de adiantar seus relógios em uma hora. O ano de 2010 é o segundo em que o horário de verão começa conforme um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2008. De acordo com esse decreto, o horário de verão começará sempre a partir da zero hora do terceiro domingo de outubro.

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa correta.

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) concedeu ontem [26/01/2011] a licença para a instalação do canteiro de obras da usina, no Pará. O licenciamento, esperado desde meados do segundo semestre do ano passado, era fundamental para que a usina pudesse sair do papel. Caso a licença não fosse dada agora, o consórcio construtor perderia a chamada janela hidrológica, época antes das chuvas na Região Norte, e o início das obras da usina teria que ser adiado para 2012, atrasando o trabalho em cerca de um ano.

(Adaptado de http://clippingmp.planejamento.gov.br)

O nome da usina que será construída no Pará é