Filtrar


Questões por página:
O efeito estufa é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra. Parte da energia solar que chega ao planeta é refletida diretamente de volta ao espaço, ao atingir o topo da atmosfera terrestre - e parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície da Terra, promovendo o seu aquecimento. Uma parcela desse calor é irradiada de volta ao espaço, mas é bloqueada pela presença de gases de efeito estufa que, apesar de deixarem passar a energia vinda do Sol (emitida em comprimentos de onda menores), são opacos à radiação terrestre, emitida em maiores comprimentos de onda. Essa diferença nos comprimentos de onda se deve às diferenças nas temperaturas do Sol e da superfície terrestre.

Sobre os Gases do Efeito Estufa (GEE), é CORRETO afirmar que:


I. O dióxido de carbono (CO2) é o mais abundante dos GEE, sendo emitido como resultado de inúmeras atividades humanas como, por exemplo, por meio do uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) e também com a mudança no uso da terra.


II. O gás metano (CH4) é produzido pela decomposição da matéria orgânica, sendo encontrado geralmente em aterros sanitários, lixões e reservatórios de hidrelétricas (em maior ou menor grau, dependendo do uso da terra anterior à construção do reservatório) e também pela criação de gado e cultivo de arroz. Com poder de aquecimento global 21 vezes maior que o dióxido de carbono.


III. O óxido nitroso (N2O) cujas emissões resultam, entre outros, do tratamento de dejetos animais, do uso de fertilizantes, da queima de combustíveis fósseis e de alguns processos industriais, possui um poder de aquecimento global 310 vezes maior que o CO2;


IV. O hexafluoreto de enxofre (SF6) é utilizado principalmente como isolante térmico e condutor de calor; gás com o maior poder de aquecimento, é 23.900 vezes mais ativo no efeito estufa do que o CO2.


Estão CORRETAS:
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou em julho desse ano, da reinauguração da Usina Termoelétrica William Arjona, em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. A termoelétrica, movida a gás natural, tem capacidade para gerar 190 MW de energia, o suficiente para atender metade do consumo da capital sul-mato-grossense. A usina estava paralisada havia quatro anos. Agora foi adquirida pelo Grupo Delta Energia e reativada em virtude das secas em diversas regiões do País.
Disponível em: <https://www.gov.br/ptbr/noticias/energia-minerais-ecombustiveis/2021/07/usina-termeletrica-entra-emoperacao-em-campo-grande>. Acesso em: 24 nov.2020.
O principal componente do gás natural é

Dourados inaugura em 31 de janeiro, às 15h, no Distrito Industrial, a indústria de biocombustíveis Biocar, que vai produzir biocombustível a partir de plantas oleaginosas, como girassol e soja, ou também com óleo de fritura. De acordo com o proprietário, todos os testes foram bem sucedidos. O empreendimento ainda conta com apoio de recursos provenientes do FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste).
Disponível em: <https://www.douradosagora.com.br/noticias/economia/dourados-tera-a-primeira-usina-de-biodiesel-do-ms>. Acesso em: 29 out.2021.
A produção de biocombustível a partir das matérias-primas citadas no texto ocorre por meio de uma reação de
Propano (C3H8) e butano (C4H10) são utilizados como gás de cozinha. Essa mistura é conhecida pela sigla GLP (gás liquefeito do petróleo). São obtidos do petróleo por meio de destilação fracionada. A charge a seguir faz uma crítica na forma de ironia em relação ao atual alto preço do GLP.

Imagem associada para resolução da questão
Disponível em: < https://www.otempo.com.br/charges/charge-o-tempo-15-09- 2021-1.2541733>. Acesso em: 23 set.2021.


Na charge o “Sommelier de GLP” identifica a qualidade do gás pelo aroma de um hidrocarboneto. No entanto, os hidrocarbonetos presentes no GLP são inodoros. O odor que sentimos é devido a uma classe de substâncias sulfuradas adicionadas propositalmente à mistura para alertar sobre vazamentos. Essa classe de substâncias é denominada

Em relação à indústria do petróleo, são feitas as seguintes afirmativas:

I É chamado índice de octanagem o percentual de isooctano existente numa mistura com n-heptano que tem os mesmos efeitos em motores de combustão interna.

II Em geral, de todos os derivados de petróleo, o de maior consumo é a gasolina, seguida do diesel e óleos combustíveis.

III Na gasolina é adicionado um composto chamado chumbo-tetraetila, que evita a préignição.

IV É chamada xisto betuminoso a rocha que não se pode dividir em folhas, impregnada de petróleo.

Das afirmativas acima, estão corretas apenas: