Filtrar


Questões por página:

Sobre a cana de açúcar, um dos recursos naturais renováveis mais versátil e difundidos no Brasil, tem-se:

I. A sustentabilidade da produção de cana de açúcar está no fato de haver esforços no sentido de diminuir a poluição atmosférica e no desenvolvimento de novos produtos, como o bioplástico e o etanol.

II. A produção de álcool etílico a partir da cana de açúcar é totalmente sustentável, em toda a sua cadeia produtiva, contabilizando trabalhadores e latifúndios.

III. No balanço geral de CO2, pode-se considerar que o álcool etílico possui emissões zero.

IV. Nem tudo na cana de açúcar pode ser reaproveitado, o bagaço é queimado para gerar energia nas próprias usinas, a palha é depositada sobre a terra para adubála, somente a vinhaça não pode ser utilizada devido sua alta toxicidade ao meio ambiente.

Estão corretas as afirmativas:

Os combustíveis fósseis são oriundos de matéria orgânica que fcou presa na superfície da Terra e sofreu mudanças em sua estrutura, devido à temperatura, pressão e quantidade de oxigênio disponível durante os milênios. Estes soterramentos de matéria orgânica levaram a formação do petróleo (que pode ser destilado em seus componentes, como a gasolina), carvão ou gás natural. O fornecimento de energia por grama de combustível queimado também varia: carvão: 33 kJ/g, gasolina: 47 kJ/g e gás natural: 50 kJ/g. Assinale a alternativa correta:

O efeito estufa é o mecanismo responsável por manter a atmosfera terrestre aquecida e consequentemente a temperatura da Terra adequada à vida. Dentre os gases que podem fazer este papel na atmosfera estão as moléculas diatômicas que possuem dois átomos diferentes ou qualquer molécula com 3 ou mais átomos. Entre eles, o CO2 é o gás de efeito estufa que mais tem suas concentrações aumentadas no último século. Sobre os problemas ambientais relacionados ao CO2, analise as afirmações abaixo.

I. Suas concentrações na atmosfera alcançaram a maior marca já registrada, com mais de 400 ppm.

II. Os maiores responsáveis pelas grandes emissões de CO2 na atmosfera são a produção de energia e transporte.

III. O Brasil, apesar de sua matriz energética considerada limpa, está entre os grandes emissores devido ao desmatamento e às queimadas.

IV. A acidificação dos oceanos pode não estar relacionada com a alta emissão de CO2 pois os oceanos possuem grandes quantidade de água que diluiriam o ácido formado, não prejudicando a fauna e fora marinha.

V. A taxa de dissolução do CO2 atmosférico na água marinha é lenta. Quando dissolvido, o CO2 faz parte de um ciclo chamado ciclo do carbonato, que transforma este CO2 em CO3 - e fxa-o em conchas calcáreas nos animais marinhos.

Assinale a alternativa que contém somente as afirmações verdadeiras:

No Brasil, a maior parte da energia elétrica é produzida por hidrelétricas, porém outras fontes de energia estão sendo desenvolvidas constantemente, entre elas, a biomassa, biocombustíveis, energia solar e energia eólica. Analise as duas colunas abaixo e relacione as fontes de energia renovável com as regiões de maior produtividade destas energias.


Assinale a alternativa que traga as melhores combinações sobre a localização das fontes de energia renovável.
mostrar texto associado
Sobre a chuva ácida, assinale a alternativa que completa corretamente e, respectivamente, as lacunas do texto. Apesar de não ser o único componente para a formação da chuva ácida, o ________________ pode ser formado na reação demonstrada no item III). É verificado que a maior quantidade de nitrogênio para a formação da chuva ácida provem da(e) __________, já que os combustíveis possuem baixa concentração de nitrogênio em sua composição. Outro composto importante na composição da chuva ácida é o _________________, este proveniente da queima dos combustíveis fósseis.