Filtrar


Questões por página:
J. B., sexo masculino,32 anos de idade, agricultor, trabalhando em plantio de tomates há nove semanas, comparece à Unidade Básica de Saúde com queixa de tonturas, dores de cabeça, cansaço, náuseas, geralmente no final do dia de trabalho. Os sintomas tiveram início logo após a pulverização da plantação com agrotóxicos. Para estabelecer o nexo causal entre os sintomas apresentados e a intoxicação por exposição ocupacional, a equipe de saúde deve considerar que
Os locais de trabalho, pela própria natureza da atividade desenvolvida e pelas características de organização, relações interpessoais, manipulação ou exposição a agentes físicos, químicos, biológicos, situações de deficiência ergonômica ou riscos de acidentes, podem comprometer a saúde e a segurança do trabalhador em curto, médio e longo prazo, provocando lesões imediatas, doenças ou a morte.

Os riscos podem ser classificados como:

I. Ambientais.
II. Ergonômicos.
III. De acidentes.

Está(ão) CORRETOS:
O Programa do Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), regido por legislação específica, inclui as vacinas aos trabalhadores de laboratório de análises clínicas como parte da prevenção aos acidentes de trabalho. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
Entre os objetivos da Vigilância Sanitária do Trabalhador, é correto citar:
1. Identificação do perfil de saúde da população trabalhadora, considerando a análise da situação de saúde. 2. Caracterização do território e do perfil econômico e ambiental da população trabalhadora. 3. Intervenção nos fatores determinantes dos riscos e agravos à saúde da população trabalhadora, visando eliminá-los. 4. Avaliação do impacto das medidas adotadas para eliminação, controle e atenuação dos fatores determinantes dos riscos e agravos à saúde, para subsidiar a tomada de decisões das instâncias do SUS e dos órgãos competentes, nas três esferas de governo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora tem como finalidade definir os princípios, as diretrizes e as estratégias a serem observados pelas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), para o desenvolvimento da atenção integral à saúde do trabalhador, com ênfase na vigilância, visando à promoção e à proteção da saúde dos trabalhadores e à redução da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos. Tal Política propõe o desenvolvimento das seguintes ações de atenção à saúde dos(as) trabalhadores(as) no âmbito da Atenção Básica: