Filtrar


Questões por página:
Durante o ciclo de vida de um sistema, especialmente quando há mudanças frequentes nos requisitos ou decisões apressadas para atender a prazos curtos, pode-se acumular o que se conhece como dívida técnica. Na fase de engenharia de requisitos, a falta de clareza, rastreabilidade ou validação adequada pode gerar impactos significativos nas fases posteriores do projeto. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
Durante o desenvolvimento de um novo sistema de atendimento ao público, uma equipe adota metodologias ágeis e passa a utilizar um backlog de produto para gerenciar os requisitos. Esse backlog contém diversas funcionalidades descritas em linguagem acessível, priorizadas de acordo com o valor para o cliente. Em cada iteração, itens do backlog são refinados e selecionados para desenvolvimento. Considerando as boas práticas de engenharia de requisitos e gestão de backlog, é correto afirmar que
Na Engenharia de Software, os requisitos são as especificações das necessidades e expectativas dos usuários e stakeholders em relação a um software. Eles possuem um papel fundamental no processo: definir o que o sistema deve fazer e como ele deve se comportar para atender aos objetivos propostos. As atividades relacionadas à descoberta e ao entendimento dos requisitos são conhecidas como elicitação de requisitos, que podem ser aplicadas utilizando diversas técnicas como questionários, leituras de documentos, formulários da organização que está contratando o sistema, workshops, protótipos e análise de cenários de uso. São consideradas etapas posteriores ao processo de elicitação de requisitos, EXCETO:
Visualizar Questão Comentada
Durante a etapa de análise de requisitos, o analista identificou que o sistema precisa estar disponível 99,9% do tempo e responder a uma solicitação em até 2 segundos. Esse requisito pode ser classificado como:

Julgue o próximo item, acerca de análise de requisitos, UML e conceitos relativos à orientação a objetos.


O design thinking converge com a engenharia de requisitos e com a UX (experiência do usuário), especialmente em sua etapa de prototipação, quando são produzidas as ideias e é incentivada a criatividade, de modo que se possa fazer imersão no que o usuário espera do software.