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Isabel Marques (2012) aponta para a relação entre corpo, dança e etnia, que acaba criando generalizações e preconceitos, comuns no pensar e falar dos professores de dança, ao apresentar conclusões como “brancos são bons para danças clássica, moderna e contemporânea”, “negros e mestiços são aptos para danças populares brasileiras”, entre outros comentários. Para a autora,
Para Marques (2012), o trabalho de Rudolf Laban foi formular uma ciência da dança, a coreologia. Segundo a autora, com essa formulação, o coreógrafo e dançarino propõe
Como sugestão para a escolha de conteúdos constantes no eixo A Dança como produto cultural e apreciação estética, os PCN-Arte (1997) indicam
Marques (2012) aponta para o ensino de dança sugerido por Laban que propunha práticas pedagógicas, nas quais as crianças pudessem, por si mesmas, “aprender fazendo” seus movimentos e danças “livres, naturais e espontâneas”. Para a autora, verifica-se nessa abordagem a influência de
Segundo os PCN-Arte (1997), a Educação Musical, criada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira de 1961, vigora efetivamente a partir de meados da década de 60. Com a Educação Musical passa a existir no ensino de música um outro enfoque, quando a música pode ser sentida, tocada, dançada, além de cantada. Utilizando jogos, instrumentos de percussão, rodas e brincadeiras, buscava-se um desenvolvimento auditivo, rítmico, a expressão corporal e a socialização das crianças que são estimuladas a experimentar, improvisar e criar.
Segundo o documento, essa concepção tinha como proposta