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Na proposta de leitura de obra de arte de Robert Saunders, propagada em 1971, há uma forte crítica ao ensino de arte praticado em salas de aula. A proposta daquele autor era, para a leitura de obras de arte, a utilização de
Segundo Barbosa (A imagem no ensino da arte,2014), a teoria de Edmund Feldman para o ensino da arte tem como núcleo fundamental
Segundo Hernández, a revisão das abordagens de ensino de arte passou a ser operada da perspectiva disciplinar e, pela importância dada à aprendizagem conceitual, deu-se, fora do Brasil, inicialmente durante a década de
“Daí ser muito reconhecida a habilidade de saber copiar as figuras, objetos ou outros desenhos que eram apresentados pelo professor. Este, apoiado em referenciais de ordem imitativa, levava aos alunos os modelos que eram selecionados da tradição clássica ou de livros, para serem repetidos pelos aprendizes. O perfeito conhecimento das formas como a reprodução de desenhos de ornatos, a cópia e o desenho geométrico visavam à preparação do estudante para a vida profissional e para as atividades que se desenvolviam tanto em fábricas como em serviços artesanais.”
(Ferraz & Fusari, Metodologia do ensino de arte,1999)

O excerto caracteriza, segundo as autoras, o ensino de arte a partir da
Vários educadores musicais desenvolveram métodos de musicalização, enfatizando diferentes aspectos, como a dança e o movimento, o ritmo da palavra, a execução em grupos, a percepção auditiva, a improvisação e a criação musical. Com relação aos fundamentos da educação musical, julgue o item subsequente.
Murray Schafer, compositor canadense e educador musical, propõe atenção na capacidade perceptiva sonora e musical e enfatiza um fazer musical criativo, com materiais e sons do ambiente.