Questões de Concurso
Filtrar
138 Questões de concurso encontradas
Página 21 de 28
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Itambaracá - PR
Disciplina:
Educação Artística
“As pesquisas desenvolvidas a partir do início do século em vários campos das ciências humanas trouxeram dados importantes sobre o desenvolvimento da criança, sobre o processo criador, sobre a arte de outras culturas. Na confluência da antropologia, da filosofia, da psicologia, da psicanálise, da crítica de arte, da psicopedagogia e das tendências estéticas da modernidade surgiram autores que formularam os princípios inovadores para o ensino de artes plásticas, música, teatro e dança. Tais princípios reconheciam a arte da criança como manifestação espontânea e auto-expressiva: valorizavam a livre expressão e a sensibilização para a experimentação artística como orientações que visavam o desenvolvimento do potencial criador, ou seja, eram propostas centradas na questão do desenvolvimento do aluno (PCN’s, pág.20). Esses princípios influenciaram o que se chamou de
Disciplina:
Educação Artística
Diante de estudos sobre o ensino da arte de uma concepção contemporânea, bem como a discussão da multiculturalidade no ambiente escolar, em relação às práticas em sala de aula, assinale as afirmativas a seguir.
I. O professor propõe encontros significativos com a arte e a cultura, ampliando repertórios culturais dos jovens.
II. Valorizar, sobretudo, a cultura popular, numa ênfase unilateral, não promovendo acesso à arte erudita.
III. Promover abordagem aditiva, adicionar a cultura dominante, unicamente, alguns tópicos relativos a outras culturas, como indígena e afro-brasileira.
IV. Manter a atmosfera investigadora, na sala de aula, acerca das culturas compartilhadas pelos alunos.
V. Os encontros significativos com arte, por meio de livros, espaços culturais, sites e outros locais em que se encontra arte, trazem experiência na competência de compreender o mundo da cultura contemporânea e de tempos passados.
Está correto o que se afirma em
I. O professor propõe encontros significativos com a arte e a cultura, ampliando repertórios culturais dos jovens.
II. Valorizar, sobretudo, a cultura popular, numa ênfase unilateral, não promovendo acesso à arte erudita.
III. Promover abordagem aditiva, adicionar a cultura dominante, unicamente, alguns tópicos relativos a outras culturas, como indígena e afro-brasileira.
IV. Manter a atmosfera investigadora, na sala de aula, acerca das culturas compartilhadas pelos alunos.
V. Os encontros significativos com arte, por meio de livros, espaços culturais, sites e outros locais em que se encontra arte, trazem experiência na competência de compreender o mundo da cultura contemporânea e de tempos passados.
Está correto o que se afirma em
Disciplina:
Educação Artística
“Aprender arte envolve a ação em distintos eixos de aprendizagem: ______, ______ e ______ sobre a produção social e histórica da arte, ___________ os objetos artísticos e seus conteúdos.”
(IAVELBERG,2003.)
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
(IAVELBERG,2003.)
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Disciplina:
Educação Artística
Julgue o item, referentes a leitura, interpretação e crítica da arte.
Ao crítico de arte cabe realizar uma leitura crítica e pormenorizada do objeto artístico analisado, sem interferência emocional, mas por meio de um olhar técnico.
Disciplina:
Educação Artística
Julgue o item, referentes a leitura, interpretação e crítica da arte.
A leitura objetiva de uma obra de arte envolve a análise de seus elementos formais e a interpretação de tal obra pelo observador, com ou sem envolvimento emocional.