Filtrar


Questões por página:

“O isolamento e impessoalidade dos dançarinos (…) não desperta sequer a identificação e o envolvimento cinestésico da platéia” (Marques,2012). E, segundo Marques, já não valeria mais o verso de Yeats “como podemos distinguir o dançarino da dança?”.


Essa descrição caracterizaria o trabalho de

Segundo Fonterrada (2008), a busca do valor da música e da educação musical inicia-se

Para Barbosa (2012), “arte-educação é (…) a investigação dos modos como se aprende arte na escola de 1° grau, 2° grau, na universidade e na intimidade dos ateliers.”


Para a autora, isso significa que arte-educação é

Experimentalismo, liberdade de traço e composição permitiram a descoberta do que há de artístico nas manifestações populares e na arte tradicional dos povos. Para Costa (2004), isso permitiu uma mudança no cenário artístico que promoveu a profissionalização de artistas de origem popular ou daqueles provenientes de atividades artesanais. Para a autora, isso ocorre graças

A ausência de contato com padrões avaliativos da arte através da sua história impede que aquele que apenas realiza sua catarse emocional através da arte seja capaz de ser um consumidor crítico da arte não só de agora mas da arte do futuro também. (Barbosa,2012)


A partir do excerto, conclui-se que, para a autora,