Filtrar


Questões por página:
De acordo com os parâmetros curriculares nacionais, o teatro promove oportunidades para que adolescentes e adultos conheçam, observem e confrontem diferentes culturas em diferentes momentos históricos, operando com um modo coletivo de produção de arte. Ao buscar soluções criativas e imaginativas na construção de cenas, os alunos afinam a percepção sobre eles mesmos e sobre situações do cotidiano.
Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa que contém a proposição CORRETA.
Leia a afirmativa a seguir.
Art.26. Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
(Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013).
Com relação à arte, é CORRETO afirmar que o(a)
A música sempre esteve associada às tradições e às culturas de cada época. Atualmente, o desenvolvimento tecnológico aplicado às comunicações vem modificando consideravelmente as referências musicais das sociedades pela possibilidade de uma escuta simultânea de toda produção mundial por meio de discos, fitas, rádio, televisão, computador, jogos eletrônicos, cinema, publicidade, etc.” (PCN’s, pág.53). Qual das alternativas abaixo não é produto da música?
“As pesquisas desenvolvidas a partir do início do século em vários campos das ciências humanas trouxeram dados importantes sobre o desenvolvimento da criança, sobre o processo criador, sobre a arte de outras culturas. Na confluência da antropologia, da filosofia, da psicologia, da psicanálise, da crítica de arte, da psicopedagogia e das tendências estéticas da modernidade surgiram autores que formularam os princípios inovadores para o ensino de artes plásticas, música, teatro e dança. Tais princípios reconheciam a arte da criança como manifestação espontânea e auto-expressiva: valorizavam a livre expressão e a sensibilização para a experimentação artística como orientações que visavam o desenvolvimento do potencial criador, ou seja, eram propostas centradas na questão do desenvolvimento do aluno (PCN’s, pág.20). Esses princípios influenciaram o que se chamou de
Diante de estudos sobre o ensino da arte de uma concepção contemporânea, bem como a discussão da multiculturalidade no ambiente escolar, em relação às práticas em sala de aula, assinale as afirmativas a seguir.

I. O professor propõe encontros significativos com a arte e a cultura, ampliando repertórios culturais dos jovens.

II. Valorizar, sobretudo, a cultura popular, numa ênfase unilateral, não promovendo acesso à arte erudita.

III. Promover abordagem aditiva, adicionar a cultura dominante, unicamente, alguns tópicos relativos a outras culturas, como indígena e afro-brasileira.

IV. Manter a atmosfera investigadora, na sala de aula, acerca das culturas compartilhadas pelos alunos.

V. Os encontros significativos com arte, por meio de livros, espaços culturais, sites e outros locais em que se encontra arte, trazem experiência na competência de compreender o mundo da cultura contemporânea e de tempos passados.

Está correto o que se afirma em