Filtrar


Questões por página:
A arte não se situa sob a lei da estratégia revolucionária. No entanto a revolução que existe por amor à vida, necessita da reconstrução do estético sob o princípio do aumento do potencial humano de felicidade. Considerando essa proposição, atente para o seguinte trecho da análise que Adorno fez de um poema de Goethe, quanto à reconstrução do estético:
“As maiores obras líricas devem a sua dignidade precisamente à força com que nelas o Ego, afastando-se da alienação, invoca a aparência da natureza. A sua pura subjetividade, que nelas parece intacta e harmoniosa, comprova o contrário: o sofrimento numa existência alheia ao sujeito, bem como o amor desta existência. Na verdade, a sua harmonia nada é realmente senão o acordo entre tal sofrimento e tal amor”.
Atente para o que se conclui a partir da leitura do trecho acima, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for Falso.
( ) Compreende-se que a dignidade da obra lírica se dá pela harmonização entre o sofrimento e o amor. ( ) A aparência ao revelar o sofrimento do sujeito pelo instituído anula a sua fé na reconstrução do estético. ( ) A obra de arte cumpre seu papel estético por criar uma realidade trans-histórica, parâmetro da felicidade e do amor. ( ) A indústria cultural veicula a valorização do instituído como o harmônico à subjetividade do Ego.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Para experimentar e desenvolver-se na linguagem musical, o aprendiz deve aprimorar o pensamento musical. Para isso vai necessitar utilizar-se de conhecimentos tais como os parâmetros do som. Assinale a opção que NÃO corresponde a um desses parâmetros.
William Shakespeare (1564-1616), foi uma das principais figuras do Renascimento, sua importância e popularidade são tão grandes que, até hoje permanecem. Assinale a alternativa que apresenta o que ele era.
O cinema é uma arte que transformou a sociedade desde o final do século XIX. Na ocasião, para a projeção imagem, usava-se uma técnica que consistia em uma fita de material fotográfico com uma sucessão de imagens que, a cada mudança, oferecia a sensação de movimento. Para esse processo, foi necessário o uso do:
Na esteira de transformações oportunizadas a partir da Semana de Arte Moderna de 1922, do movimento escola nova e da influência dos estudos da psicologia norte-americana na Educação, algumas mudanças aconteceram na perspectiva do ensino de Arte nas escolas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa(s) mudança(s).