Filtrar


Questões por página:
Segundo Iavelberg (2015), no contexto das abordagens atuais no ensino da Arte, promoveram-se as teorias de leitura de imagem e percepção estética da criança.

No que diz respeito ao Modernismo, a percepção era uma dimensão importante no ensino voltada
Segundo Iavelberg (2015), alguns autores estudam os níveis de desenvolvimento de compreensão estética da criança e do jovem, pontuando as transformações na capacidade de leitura de imagens da arte ao longo da experiência com essa prática. Um desses estudos aponta para a sequência de tais níveis a partir das categorias: Descrição; Análise; Interpretação e Julgamento.

Essas categorias fazem parte da abordagem de
Segundo Iavelberg (2015), Ana Mae Barbosa, que organizou a Proposta Triangular, afirmou que a Proposta se apresenta como abertura à contextualização, valorização da cultura de origem e atenção ao contexto de interculturalidade próprio do país.

Dessa forma, a Proposta, sua fundamentação e referências situam
Para Barbosa (2022), o Modernismo antropofágico fracassou na sua função descolonizadora pela ação da ditadura nefasta do Estado Novo (1937 – 1945), mas os modernistas geraram para o ensino da Arte o duradouro Movimento de Educação Expressionista, defendido por Mário de Andrade (1893 – 1945) e Anita Malfatti (1889 – 1964).

Nesse contexto, a autora aponta por parte dos primeiros modernistas, em relação ao ensino da Arte,
Sobre o histórico do ensino da Arte no Brasil, analise as assertivas a seguir:

I. A partir da década de 1980, constitui-se o movimento “Arte-educação”, inicialmente com o objetivo de conscientizar e integrar os profissionais da área, resultando na mobilização de grupos de educadores tanto da educação formal como não formal.
II. Com ensino polivalente em Arte na década de 1970, as linguagens artísticas puderam atender pedagogicamente às suas especificidades, compondo um espaço de aprendizado amplo e aprofundado.
III. A década de 1990 e o início dos anos 2000 foram marcados por tendências educacionais no ensino brasileiro, que estabelecem as relações entre a educação estética e a educação artística dos estudantes.

Quais estão INCORRETAS?