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Para esta pedagogia, a educação deve proporcionar condições metodológicas para que o aluno possa “exprimir-se” subjetiva e individualmente, e o ensino deve partir dos problemas ou assuntos de interesse dos alunos. Os pressupostos dessa pedagogia representaram um avanço para o ensino de Arte ao focar o aprendizado no processo e na realidade dos estudantes. É considerada uma pedagogia importante para o Ensino de Artes Visuais, pois propõe a ruptura com a cópia, deslocando a ênfase para a expressão, a subjetividade, o processo de ensino e a percepção dos estudantes. No entanto, o espontaneísmo da “Livre Expressão” levou o ensino de Arte ao “laissez faire” e à anulação do papel do educador, o qual não podia intervir nos processos educativos, especialmente das crianças, as quais deveriam expressar-se livremente sem a intervenção do adulto.
O texto se refere à:

Sobre a presença da dança na Educação, de acordo com Isabel Marques, em suas obras “Ensino de dança hoje: textos e contextos” e “Dançando na escola”, analise as sentenças a seguir:


I- As discussões contemporâneas em torno do corpo, como objeto de estudo, obrigam-nos a repensar conceitos de dança e de educação praticamente inquestionáveis na época de Laban.


II- Marques formula a proposta de uma articulação múltipla entre o contexto vivido, percebido e imaginado pelos alunos e os subtextos, textos e contextos da própria dança.


III- A escola deve seguir os parâmetros para sistematização e apropriação crítica e consciente e dos conteúdos específicos da dança, pois a escola não tem o papel de ‘soltar’ ou de reproduzir, nem de instrumentalizar e de construir conhecimento em/por meio da dança com seus alunos, e sim de preparar os corpos para a sua vida cotidiana de forma harmoniosa.


Está(ão) CORRETO(S):

Rosa Iavelberg afirma que “aprender a arte envolve a ação em distintos eixos de aprendizagem: fazer, apreciar e refletir sobre a produção social e histórica da arte, contextualizando os objetos artísticos e seus conteúdos.”

Analise as sentenças a seguir, de acordo com o papel do professor apontado por Rosa Iavelberg em seu livro “Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores”.


I- O papel do professor é importante para que os alunos aprendam a fazer arte e a gostar dela ao longo da vida, mesmo que tal gosto por aprender não nasça da qualidade da mediação que os professores realizam entre os aprendizes e a arte.


II- É necessário que o professor seja um “estudante" fascinado por arte, pois só assim terá entusiasmo para ensinar e transmitir aos seus alunos a vontade de aprender. Nesse sentido, um professor mobilizado para a aprendizagem contínua, em sua vida pessoal e profissional, saberá ensinar essa postura a seus estudantes.


III- Um professor que entra em sintonia com as formas de vinculação de cada estudante, como saber estar mais apto a instigar o aluno a atribuir significado à arte, resolver problemas no fazer artístico e propor questões com suas poéticas pessoais, desenvolvendo critérios de gosto e valor em relação às suas atividades artísticas – e de seus pares – e aos objetos de arte.


Está(ão) CORRETO(S):



De acordo com o Dicionário Michaelis da língua portuguesa, a palavra improvisar significa: “criar, dizer, compor ou organizar algo às pressas, sem preparo prévio.” Porém, se tratando de improviso em arte, não significa dizer que a arte improvisada foi feita às pressas ou sem preparo prévio. A respeito do tema, analise as sentenças a seguir sobre a improvisação em dança:


I- Improvisação significa dança livre, sem regras, sem objetivo.


II- Improvisar é dançar, permitindo a indeterminação de certos elementos.


III- A improvisação em dança pode ter regras e objetivos.


IV- A improvisação pode ser um momento de soltar o corpo, experimentar movimentos diferentes, ampliar a imaginação corporal, perceber limites do seu corpo, dentre outros.


Está(ão) CORRETO(S):

Patrice Pavis, em seu livro Dicionário de Teatro (2008), traz a concepção do que seria a estética teatral. Sobre o tema, leia a citação do autor a seguir, observando as lacunas existentes.

“A estética, ou ciência do ___________ e filosofia das _________. É uma teoria geral que transcende as obras particulares e dedica-se a definir os critérios de julgamento em matéria artística e, por tabela, o vínculo da obra com a realidade. Ela é assim levada a demarcar a noção de _________: de onde provêm, pergunta-se ela, o prazer da contemplação, a catarse, o trágico e o cômico? Como apreender o espetáculo esteticamente e não em função de um critério de verdade, de autenticidade ou realismo? A estética (ou a _________) teatral formula as leis de _________ e de funcionamento do texto e da cena. Ela integra o sistema teatral num conjunto mais amplo: gênero, teoria da literatura, sistema das belas-artes, categoria teatral ou dramática, teoria do belo, filosofia do conhecimento.” (Pavis,2008, p.145).