Filtrar


Questões por página:
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as seguintes espécies de pragas de grãos e sementes armazenadas às suas respectivas descrições morfológicas e de hábito alimentar.

Coluna 1

1. Sitophilus zeamais. 2. Rhyzopertha dominica. 3. Tribolium castaneum. 4. Acanthoscelides obtectus. 5. Plodia interpunctella.

Coluna 2

( ) Besouro avermelhado, de corpo achatado, que ataca produtos farináceos e resíduos industriais de grãos.
( ) Mariposa cujas larvas deixam teias nos grãos quebrados e farinhas, causando danos em cereais e alimentos armazenados.
( ) Gorgulho com rostro longo, perfura grãos inteiros, especialmente milho, onde também se desenvolve internamente.
( ) Besouro cilíndrico de coloração castanha, perfura grãos como trigo e arroz, onde as larvas se desenvolvem.
( ) Praga específica do feijão armazenado, com larvas que penetram e se alimentam do interior do grão.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
É uma das pragas responsáveis pala maioria dos prejuízos econômicos em grãos, ataca cereais, em especial milho, sorgo, arroz e trigo, mas não afeta pequenos grãos, como o milheto. Também pode se alimentar de mandioca seca e comida processada. A infestação inicia-se normalmente no campo, onde as fêmeas colocam os ovos dentro de grãos íntegros. Após a colheita, o grão infestado chega no local de armazenamento, a larva se torna adulta, sai do grão e deixa um furo circular. No armazenamento, o ataque é mais intenso. O trecho refere-se a qual praga?
Conforme o Art.1º da Instrução Normativa nº 02, de 19 de janeiro de 2018, que estabelece a Classificação de Risco de introdução e dispersão da praga Bactrocera carambolae nas Unidades da Federação sem ocorrência da praga, fica estabelecida a Classificação de Risco de introdução e dispersão da praga Bactrocera carambolae nessas Unidades da Federação. Sendo assim, analise a afirmativa a seguir e assinale a alternativa verdadeira sobre a classificação dos riscos nas Unidades da Federação.
O Brasil possui um vasto território agricultável, e, ao combinar fatores como solo fértil, abundância de água e clima favorável, somos um país com um acelerado ritmo de produção, oferecendo uma ampla variedade de produtos provenientes do setor agropecuário, destinados a indústrias alimentícias, têxteis, de ração, entre outras. No entanto, esses fatores também apresentam um aspecto desfavorável: as pragas agrícolas, como insetos, encontram condições ideais para se desenvolver e proliferar em nosso ambiente. Por isso, é fundamental conhecer as pragas de importância econômica. Nesse contexto, assinale a alternativa correta sobre pragas comuns na agricultura brasileira.
A domesticação das plantas e o desenvolvimento da agricultura ao longo de milênios transformaram ecossistemas e proporcionaram novos desafios fitopatológicos e entomológicos. Os processos de seleção e concentração das plantas cultivadas criaram um ambiente favorável para o surgimento de pragas e doenças, especialmente nas monoculturas. Sobre a coevolução de plantas e pragas no contexto agrícola, assinale a alternativa correta.