Filtrar


Questões por página:
De acordo com a Lei nº 13.595, de 05 de janeiro de 2018, marque a alternativa CORRETA.
Sobre epidemiologia e saúde, analise as afirmativas a seguir.

I- Epidemiologia é a ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes do risco de doenças, agravos e eventos associados à saúde, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças, danos ou problemas de saúde e de proteção, promoção ou recuperação da saúde individual e coletiva, avaliação de sistemas, programas, serviços e ações de saúde.
II- O universo dos estados particulares de ausência de saúde é estudado pela epidemiologia sob forma de doenças infecciosas, não infecciosas e agravos à integridade física.
III- Aprevenção visa ao emprego de medidas de profilaxia a fim de impedir que os indivíduos saudáveis adquiram a doença; objetivo diferente da promoção da saúde que visa a reduzir as diferenças no estado de saúde da população e assegurar oportunidades e recursos igualitários para capacitar todas as pessoas a realizarem completamente seu potencial de saúde.

É CORRETO o que se afirma em:
Há vários tipos de métodos anticoncepcionais. Métodos comportamentais são aqueles que, para serem utilizados, dependem da observação das mudanças que ocorrem no corpo da mulher durante vários meses (ciclos menstruais).
São métodos comportamentais apenas:

I- anticoncepcionais orais.
II- tabelinha.
III- temperatura basal.
IV- coito interrompido.
V- muco cervical.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Leia as assertivas sobre as principais situações que aumentam o risco de se pegar uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

I- Pessoas que têm relações sexuais sem usar camisinha.
II- Pessoas cujo companheiro ou companheira tem relação sexual com outras pessoas sem usar camisinha.
III- Pessoas que usam drogas injetáveis com seringas e agulhas de uso pessoal.

É CORRETO o que se afirma em:
O registro confiável dos óbitos de crianças e mulheres e de suas causas é fundamental para informar políticas e respostas organizadas de saúde pública para esta população. A morte de mulheres por causas obstétricas no período maior de 42 dias e menor de 1 ano após o término da gravidez é denominada de: