Questões de Concurso
Filtrar
941 Questões de concurso encontradas
Página 35 de 189
Questões por página:
A queda em idosos é um importante problema de saúde pública. Além de contribuir para a diminuição da qualidade de vida, sua ocorrência pode acarretar um gasto considerável, tanto do ponto de vista financeiro quanto familiar e social. Sabe-se que tapetes soltos, pouca iluminação e piso escorregadio são fatores ambientais de risco para quedas. Além desses, existem outros agravantes para o risco de acidentes e quedas:
I. Sedentarismo.
II. Uso inadequado de sapatos e roupas.
III. Perda da capacidade visual.
IV. Uso inadequado de aparelhos de auxílio à locomoção (bengalas, andadores etc.).
Está CORRETO o que se afirma:
A informação é um instrumento essencial para a tomada de decisões e representa uma ferramenta imprescindível à vigilância epidemiológica, pois desencadeia o processo “informação-decisão-ação”. Sobre os sistemas de informação em saúde, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Ficha Individual de Notificação (FIN).
(2) Ficha Individual de Investigação (FII).
(3) Declaração de Óbito (DO).
( ) Roteiro de investigação, distinto para cada tipo de agravo, utilizado por serviços municipais de vigilância ou unidades de saúde capacitados para a realização da investigação epidemiológica.
( ) Deve ser realizado exclusivamente por médicos, exceto em locais onde não existam esses profissionais.
( ) É preenchida para cada paciente quando há suspeita de problema de saúde de notificação compulsória.
( ) Oropouche é um vírus transmitido por vetores, que se propaga entre as pessoas principalmente por meio da picada de um inseto comumente conhecido como maruim (Culicoides paraensis). O mosquito Culex quinquefasciatus também pode estar envolvido na transmissão.
( ) Os sintomas são parecidos com os da dengue: dor de cabeça intensa, dor muscular, náusea e diarreia. Os profissionais de saúde devem ser capazes de diferenciar essas doenças por meio de aspectos clínicos, epidemiológicos e laboratoriais e orientar as ações de prevenção e controle.
( ) Dentre as medidas profiláticas, incluem-se: evitar o contato com áreas de ocorrência e/ou minimizar a exposição às picadas dos vetores; usar roupas que cubram a maior parte do corpo e aplicar repelente nas áreas expostas da pele; vacinação anual dos grupos mais vulneráveis; limpeza de terrenos e de locais de criação de animais; recolhimento de folhas e frutos que caem no solo e uso de telas de malha fina em portas e janelas.
( ) Diferentemente da dengue, o Oropouche só determina a doença uma única vez, em virtude de possuir apenas um genótipo. O indivíduo acometido fica protegido de contrair a doença novamente.