Filtrar


Questões por página:
De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, recomenda-se a substituição do termo Doença Sexualmente Transmissível (DST) para o termo:
A vigilância em saúde se caracteriza por ações que abrangem: vigilância epidemiológica, promoção da saúde, vigilância da situação de saúde, vigilância em saúde ambiental, vigilância da saúde do trabalhador e vigilância sanitária.
Nesse contexto, correlacione a COLUNA I ao conceito adequado da COLUNA II:

COLUNA I

1 - Vigilância em saúde ambiental. 2 - Vigilância em saúde do trabalhador. 3 - Vigilância sanitária. 4 - Vigilância epidemiológica.

COLUNA II

( ) Integração de ações que intervenham nos agravos e seus determinantes decorrentes dos modelos de desenvolvimento e processos produtivos.

( ) Identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou a outros agravos à saúde.

( ) Vigilância e controle das doenças transmissíveis, não transmissíveis e agravos.

( ) Controle de bens de consumo, que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o ano de 2022 atingiu o pior nível dos últimos 13 anos no que se refere à hospitalização de bebês. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a causa desse fenômeno:
Diante da preocupação global com a propagação de agentes etiológicos e doenças de natureza infecciosa, química e radionuclear, foi adotado, por diferentes países, o novo conceito de emergência de saúde pública, definido como o/a:
A Unidade de Acolhimento (UA), parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), funciona: