Filtrar


Questões por página:
Em geral, os “objetos sob vigilância” são de quatro tipos: doenças, síndromes, fatores de risco e outros eventos de saúde pública. No processo de priorização dos eventos sujeitos à vigilância, deve-se considerar:
I. Magnitude do evento.
II. Tipologia do evento.
III. Epistemologia do evento.
Está CORRETO o que se afirma:
Considerando o disposto na Resolução nº 588/2018 — Política Nacional de Vigilância em Saúde, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
(_) O alerta de risco sanitário consiste em um processo interativo de troca de informação e opiniões entre indivíduos, grupos e instituições, relativa a acontecimentos ou situações que ameaçam a saúde humana ou a segurança dos indivíduos ou das comunidades.
(_) A comunicação do risco sanitário consiste na divulgação de informações sobre a ocorrência de eventos com potencial de risco à saúde, com detalhada descrição da situação, de cuidados e medidas necessários à redução ou eliminação do risco.
O monitoramento epidemiológico das doenças transmissíveis exige a notificação compulsória de determinadas enfermidades à autoridade sanitária. No Estado de São Paulo, apenas algumas parasitoses estão incluídas entre os agravos de notificação compulsória, entre elas está a
Visualizar Questão Comentada

A dengue é uma arbovirose de grande impacto na saúde pública brasileira, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Diante do crescimento dos casos e da recorrência de epidemias, o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), que adota ações integradas e intersetoriais para reduzir a infestação do vetor e a incidência da doença.



A partir das informações fornecidas sobre a dengue e do PNCD, é correto afirmar que

Visualizar Questão Comentada

O conhecimento sobre endemias e doenças reemergentes é fundamental para a vigilância em saúde pública. Endemias são doenças com ocorrência constante em determinada região, com padrões relativamente previsíveis. Já doenças reemergentes são aquelas que haviam sido controladas, mas voltam a representar ameaça à saúde, muitas vezes associadas a mudanças ambientais, resistência a medicamentos ou falhas em programas de vacinação.



Tendo em vista essas definições e a situação atual, constata-se que

Visualizar Questão Comentada