Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Com base no tipo de estudo apresentado, qual é a medida de associação mais adequada que pode ser obtida para avaliação da relação entre o consumo de alimentos ultraprocessados e a obesidade?
mostrar texto associado
Qual é o tipo de estudo epidemiológico descrito no enunciado?
mostrar texto associado
De acordo com atualização da Política Nacional de Atenção Básica, PNAB, ficou definida como atribuições de Agentes Comunitários de Saúde (ACS):

Um estudo recente do Ministério da Saúde aponta que aproximadamente 2,6 milhões de brasileiros entre 10 e 19 anos apresentam excesso de peso, sendo o Rio Grande do Sul o estado com maior prevalência de obesidade infantil (40%) e a menor prevalência no Maranhão (23%). O estudo destaca que o sobrepeso entre crianças e adolescentes subiu quase 9% em dez anos, entre 2014 e 2024.



GLOBO.COM. Obesidade infantil cresce no Brasil: um em cada três adolescentes de 10 a 19 anos já tem excesso de peso. G1,30 ago.2025. Disponível em: https://g1.globo.com/saude/noticia/2025/08/30/obesidade-infantil-cresce-no-brasil-u m-em-cada-tres-adolescentes-de-10-a-19-anos-ja-tem-excesso-de-peso.ghtml



Com base nessas informações e nos determinantes do aumento da obesidade infantil no Brasil, analise as afirmativas:



I- Regiões com maior prevalência de sobrepeso refletem apenas diferenças genéticas da população.


II- Diferenças regionais podem estar associadas a fatores socioeconômicos, hábitos alimentares e níveis de atividade física.


III- O aumento do tempo em frente às telas e a maior oferta de ultraprocessados são fatores comportamentais que contribuem para o sobrepeso.



Assinale a alternativa correta referente aos itens.

Sobre as fases da evolução de uma doença, assinale a alternativa correta.