Filtrar


Questões por página:
Observe a figura abaixo e analise as assertivas sobre a dinâmica de transmissão da Febre Amarela, no Brasil.
Captura_de tela 2024-12-02 174531.png (835×533)

I- Não há transmissão de pessoa para pessoa. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados.
II- Nos mosquitos, as fêmeas podem transferir o vírus para a sua prole, favorecendo a manutenção do vírus na natureza.
III- Mosquitos machos e fêmeas transmitem o vírus, o que implica na grande disseminação da doença.

É CORRETO o que se afirma em:
O Tétano acidental é uma doença infecciosa aguda não contagiosa, causada pela ação de exotoxinas produzidas pelo Clostridium tetani(C. tetani), que provocam um estado de hiperexcitabilidade do sistema nervoso central. Analise as assertivas sobre o tétano:

I- A suscetibilidade dessa doença é universal, ou seja, todos os indivíduos têm a mesma chance de ter a doença.
II- A principal medida de prevenção contra o tétano é a vacinação dos suscetíveis, na rotina das unidades básicas de saúde (UBS) em todo o País.
III- Período compreendido entre o ferimento (provável porta de entrada do bacilo) e o primeiro sinal ou sintoma. É curto: em média, de 1 a 4 dias, podendo variar de 5 a 10 dias.
IV- Há transmissão direta de um indivíduo para outro.

É CORRETO o que se afirma em:
Analise as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no controle efetivo da tuberculose em seu território.

I- Estar atento, em todos os encontros com a comunidade, aos principais sintomas da tuberculose que são tosse, febre, emagrecimento, sudorese noturna e manchas puntiformes em todo o corpo, assim como divulgá-los, e fazer o encaminhamento dos casos suspeitos para a unidade de saúde.
II- A busca ativa de sintomáticos respiratórios (SR) deve ser estratégia priorizada pelos ACS.
III- Informar que o tratamento para tuberculose (TB) está disponível no SUS, dura no mínimo seis meses e deve ser feito até o final para que se alcance a cura.

É CORRETO o que se afirma em:
A prevenção do câncer de colo uterino inclui a detecção precoce e a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). As recomendações de rastreamento mundial têm mudado significativamente na última década, devido às evidências de regressão de resultados citológicos anormais na grande maioria dos casos. No Brasil, o rastreamento com citologia oncótica é recomendado para mulheres entre 25 e 64 anos e que já iniciaram atividade sexual. Qual o intervalo recomendado pelo Ministério da Saúde para a realização do exame Papanicolau?
Em relação à prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), qual a principal estratégia para a redução das taxas de infecção pelo HIV, ISTs, que também funciona como um eficaz método contraceptivo?