Filtrar


Questões por página:
A convulsão é a perda súbita da consciência acompanhada de contrações musculares bruscas e involuntárias. Há várias condições que podem causar a convulsão. Entre elas, estão: epilepsia, exposição a agentes químicos de poder convulsígeno (inseticidas clorados e o óxido de etileno), hipoglicemia, overdose de cocaína, abstinência alcoólica ou de outras drogas, meningite, lesões cerebrais (tumores, AVE, TCE) e febre alta.
Analise as assertivas relativas a alguns dos procedimentos a serem realizados em caso de pessoa com convulsão.

I- Proteger a cabeça da vítima, colocando um apoio macio.
II- Não coloque a mão dentro da boca da vítima (inconscientemente, a pessoa poderá mordê-lo).
III- Impedir os movimentos da vítima, segurando-a de modo a conter seus movimentos.
IV- Posicione o indivíduo de lado para que o excesso de saliva, vômito ou sangue escorra da boca, evitando broncoaspiração.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
A obstrução das vias aéreas acontece mais frequentemente em crianças, idosos e indivíduos sem dentição, devido a pedaços de alimentos e objetos pequenos que ficam detidos em alguma localidade das vias aéreas, impedindo a passagem do ar para os pulmões. Nesses casos, é importante identificar o tipo de obstrução ocorrida, que pode ser parcial ou total. Em casos de obstrução total, deve-se solicitar ajuda especializada e iniciar a técnica de desobstrução, chamada de:
Em outubro de 2015, um aumento atípico no número de casos de microcefalia entre recém-nascidos foi relatado no Brasil. Posteriormente, estudos e investigações confirmaram a associação da microcefalia com o Zika Vírus. Diante daquele cenário, em novembro de 2015, o Ministério da Saúde declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN). A ESPIN por Zika foi considerada encerrada em julho de 2017, por meio da Portaria GM n.º 1.682, de 30 de julho de 2017. Qual a região do Brasil foi a mais afetada com casos de microcefalia?
Analise as assertivas a respeito da visita domiciliar realizada peloAgente Comunitário de Saúde.

I- Avisita domiciliar é um instrumento de intervenção fundamental da estratégia de Saúde da Família que possibilita ao profissional conhecer o contexto de vida do usuário e a constatação das reais condições de habitação, bem como a identificação das in loco relações familiares.
II- Por se tratar de ação corriqueira do Agente Comunitário de Saúde, não há necessidade de planejamento prévio pra a realização da visita domiciliar.
III- OsAgentes Comunitários de Saúde constroem o elo entre os usuários e a unidade de saúde por meio da visita domiciliar.
IV- Na visita domiciliar, oAgente Comunitário de Saúde é livre para usar qualquer tipo de traje que lhe convier.

É CORRETO o que se afirma em:
A doença diarreica aguda (DDA) pode ser causada por bactérias, vírus e parasitos, caracterizada principalmente pelo aumento do número de evacuações, com fezes aquosas (líquidas) ou de pouca consistência. Um dos tratamentos para DDA é a hidratação, que tem o objetivo de reidratar ou evitar a desidratação. Pode ser feita por via oral ou por meio de soro na veia.
Analise as assertivas sobre o preparo do soro caseiro e da solução de reidratação oral para controle da DDA.

I- Dissolver o conteúdo de um pacote de sais reidratante em um litro de água limpa e fervida, em temperatura ambiente.
II- Depois de pronto, o soro feito a partir dos sais reidratantes pode ser usado por um período de 48 horas. Após esse período, jogar fora e preparar outro soro.
III- O soro feito a partir dos sais reidratantes só pode ser misturado em água; não acrescentar açúcar ou outra substância para melhorar o seu gosto.
IV- Para o preparo do soro caseiro, encha bem um copo grande com água limpa, fervida e em temperatura ambiente; com a colher-medida, use uma medida pequena e rasa de sal e duas medidas e rasas de açúcar; mexa bem e ofereça à criança após cada evacuação.

É CORRETO o que se afirma em: