Filtrar


Questões por página:
No decorrer do século XX, o Brasil experimentou intensas transformações na sua estrutura populacional e no padrão de morbimortalidade. De acordo com o Ministério da Saúde, a partir da segunda metade daquele século a constante queda da taxa de natalidade, mais acentuada que a verificada nas taxas de mortalidade, tem provocado diminuição das taxas de crescimento populacional. Paralelamente, tem-se verificado aumento da expectativa de vida ao nascer, que passou de 45,9 anos em 1950 para 73,0 anos em 2008 (http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/idb2009/a11tb.htm), refletindo o processo de envelhecimento da população, com aumentos contínuos e significativos da população de idosos.
Fonte: BARRETO, Maurício Lima. Esboços para um cenário das condições de saúde da população brasileira 2022/2030. Fundação Oswaldo Cruz. A saúde no Brasil em, v.2030, p.97-120,2013.


Em relação às condições de saúde do brasileiro de uma forma geral, assinale a alternativa CORRETA.
Visualizar Questão Comentada
O termo Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) é genérico, sendo utilizado para síndromes, geralmente acompanhas por: anorexia, náuseas, vômitos e/ou diarreia. As DTA são atribuídas à ingestão de alimentos ou água contaminados por bactérias, vírus, parasitas, toxinas, príons, agrotóxicos, produtos químicos e metais pesados (BRASIL,2005). Assim, a investigação de um surto de DTA é embasada em alguns eixos principais, dentre eles, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):

(__)Uma investigação epidemiológica propriamente dita, por meio de formulários com entrevistas aos envolvidos no surto, para identificar o veículo de transmissão e o provável agente etiológico.

(__)Uma investigação ambiental, por meio da coleta de amostras clínicas de pacientes, alimentos e água, para confirmação.

(__)Uma investigação laboratorial, averiguação do local de ocorrência do surto para se detectar os fatores contribuintes que possibilitaram o surgimento do mesmo.
Fonte: Almeida JC de, de Paula CMS, Svoboda WK, Lopes MO, Pilonetto MP, Abrahão WM, et al. Perfil epidemiológico de casos de surtos de doenças transmitidas por alimentos ocorridos no Paraná, Brasil. Semin. Cienc. Biol. Saude.2013.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA de cima para baixo.
Visualizar Questão Comentada
Existe um grupo de doenças infeciosas, onde as medidas de controle ainda não obtêm resultado satisfatórios. Neste grupo destaca-se uma doença que tem sido objeto de um dos maiores programas de controle realizados no país e tem mobilizado o interesse do público e a mídia. Em função da dificuldade para a eliminação de um mosquito domiciliado e que facilmente se multiplica em diferentes recipientes que armazenam água, particularmente aqueles encontrados nos lixos das cidades como garrafas, latas e pneus, ou mesmo no interior dos domicílios, como em vasos de plantas, têm exigido um esforço substancial do setor saúde.
Fonte: BARRETO, Maurício Lima. Esboços para um cenário das condições de saúde da população brasileira 2022/2030. Fundação Oswaldo Cruz. A saúde no Brasil em, v.2030, p.97-120,2013.

A doença acima descrita refere-se à:
A prática sexual não visa apenas a procriação, e cada vez mais, os casais optam pelos métodos contraceptivos, permitindo que as famílias tenham um planejamento familiar, por meio de um número pré-determinado de filhos. Dentre os métodos contraceptivos abaixo, qual deles que é único eficaz também na prevenção de Infecções Sexualmente Tramissíveis (IST)?
No contexto da vigilância epidemiológica, uma equipe de saúde de município litorâneo observa aumento simultâneo do coeficiente de incidência e da taxa de letalidade de dengue durante o verão. Para interpretar adequadamente esses indicadores e orientar as ações de saúde, é correto o que se apresenta em:
Visualizar Questão Comentada