Filtrar


Questões por página:

Imagem associada para resolução da questão



O Boletim Epidemiológico sobre Mortalidade Materna no Ceará, de junho de 2023, apresenta dados com a evolução da RMM de 2011 a 2022, segundo causas obstétricas diretas e indiretas. Com base na figura 2, analise as sentenças que se seguem:



I- A Razão de Mortalidade Materna Específica (RMME) por causas de mortes maternas obstétricas diretas sempre apresentaram valores superiores às indiretas.


II- A relação entre RMM por causas diretas sobre as indiretas caiu de 2,3 em 2011 para 0,5 em 2021.


III- O aumento de proporção de causas indiretas indica uma provável melhoria nas investigações dos óbitos suspeitos.


IV- Em 2021 e 2022 houve uma inversão, as causas indiretas ultrapassaram as diretas, certamente influenciada pela ocorrência da pandemia de covid-19.


V- Em 2022, houve uma redução nas causas indiretas, provavelmente devido às medidas de prevenção e vacinação contra a Covid-19. Assinale a alternativa correta:

No Ceará, geralmente as causas de mortes maternas diretas são superiores ao quantitativo de causas de mortes maternas indiretas. Isso mudou em 2020 e 2021, quando a Secretaria de Saúde do Estado organizou os dados que denotam uma inversão, com as causas de mortes maternas indiretas superando as causas diretas. Marque a alternativa que expressa a motivação para esta inversão:
Marque a alternativa que contém ações específicas da vigilância epidemiológica:
Municípios limítrofes querem se organizar como “regiões de saúde”, porém não apresentam serviços de vigilância em saúde. Dessa forma, é correto afirmar que os municípios
O Espírito Santo sofreu recentemente com as fortes chuvas que acometeram o estado causando deslizamentos e alagamentos. Tais eventos aumentam a probabilidade de disseminação de algumas doenças. Das alternativas abaixo qual é a doença que NÃO está diretamente ligada ao acúmulo de água da chuva.