Filtrar


Questões por página:
No que diz respeito à desinfecção de superfícies para prevenção do COVID-19, assinale a alternativa que apresenta os desinfetantes apropriados, com eficácia contra vírus envelopados, que devem ser utilizados na diluição correta e dentro da validade definida após o preparo da solução de trabalho.
Visualizar Questão Comentada
As mudanças nos perfis demográfico e epidemiológico da população brasileira trazem consigo a necessidade de um olhar ampliado sobre o território (geográfico e processo) onde atuamos. Nesse contexto, registre (V) para verdadeiro, e (F), para falso, nas afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
(__) Este território aponta barreiras e facilitadores à funcionalidade humana, consequentemente à qualidade de vida da população.
(__) O trabalho no território envolve a análise do perfil demográfico e epidemiológico da população, considerando as especificidades locais.
(__) Os profissionais da Estratégia de Saúde da Família (eSF) e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (eNASF) devem realizar mapeamento contínuo das condições de saúde da população, identificando usuários com limitações funcionais, alterações cognitivas ou dependência total de cuidados para oferecer intervenções de reabilitação e promoção de saúde.
A notificação é o processo pelo qual os profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e laboratórios, informam as autoridades sanitárias sobre a ocorrência de doenças e agravos. No contexto da vigilância epidemiológica no Brasil, a notificação de casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) deve ser feita:
I. Nas unidades públicas (atenção primária e pronto atendimento) e unidades privadas (clínicas, consultórios etc).
II. Nas Unidades de Vigilância Sentinela de Síndrome Gripal.
III. Em todos os hospitais públicos ou privados.
Fonte:https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_epidemiologica_emergencia_saude_publica_importancia_ nacional_doenca_coranvirus.pdf
É correto o que se afirma em:
Os coronavírus são agentes infecciosos classificados como nível de biossegurança 2 (NB2). Seu diagnóstico é realizado em laboratórios NB2, equipados com cabine de segurança Classe II e profissionais treinados. Segundo a OMS, em 19 de março de 2020, dentre as orientações de biossegurança laboratorial para COVID-19, estão:
I. Ao manipular e processar amostras, incluindo sangue para exames sorológicos, devem-se seguir as práticas e procedimentos laboratoriais que são básicos para as boas práticas e procedimentos para laboratórios de microbiologia.
II. Todos os procedimentos técnicos devem ser realizados de modo a minimizar a geração de aerossóis e gotículas.
III. A manipulação e o processamento de amostras de casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo COVID-19 enviadas para exames laboratoriais adicionais, como hemograma e gasometria, devem cumprir as diretrizes locais de processamento de material potencialmente infeccioso.
Fonte:https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_epidemiologica_emergencia_saude_publica_importancia_ nacional_doenca_coranvirus.pdf
É correto o que se afirma em:
Com relação aos critérios laboratoriais usados para confirmar casos de Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) relacionados a vírus respiratórios, como SARS-CoV-2 (causador da COVID-19), Influenza e Vírus Sincicial Respiratório (VSR), assinale a alternativa que corresponde a um método utilizado para a confirmação desses casos.