Filtrar


Questões por página:
A Cadeia Epidemiológica envolve as relações entre os diferentes elementos que levam ao aparecimento de uma doença transmissível, que envolve o agente causador, o hospedeiro e o meio. Um agente é um fator que está presente para a ocorrência de uma doença e pode ser dividido em agente biológico e não biológico. São exemplos de agentes biológicos:
A história natural da doença é o curso da doença desde o início até sua resolução, na ausência de intervenção. Em outras palavras é o modo próprio de evoluir que tem toda doença ou processo. De acordo com modelo tradicional da história natural da doença e sua relação com os níveis de prevenção propostos por Level e Clark, todo esse processo ocorre em etapas, uma delas, consiste quando as mudanças se apresentam no hospedeiro uma vez que foi realizado um estímulo efetivo. Estamos falando do período:
A Notificação Compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública. Essas doenças são classificadas pelo Ministério da Saúde (MS) com sua periodicidade de notificação e a que órgão responder. No caso de doenças que deverão ser notificadas no prazo de até 24 horas para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), podemos citar como exemplos:
Sobre a doença Sarampo, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível, extremamente contagiosa.
( ) A transmissão ocorre de forma direta, por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Por isso, a elevada contagiosidade da doença.
( ) O período de maior transmissibilidade ocorre quatro dias antes e quatro dias após o início do exantema.
( ) O reservatório é o humano.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Sobre a quimioprofilaxia da doença meningocócica, analise as afirmativas abaixo.
I. O risco de doença entre os contatos próximos é menor durante os primeiros dias após o início da doença, o que não requer que a quimioprofilaxia seja administrada rapidamente.
II. A quimioprofilaxia não está indicada para os contatos próximos de casos suspeitos de doença meningocócica.
III. Não há recomendação para os profissionais da área de saúde que atenderam o caso de doença meningocócica, exceto para aqueles que realizaram procedimentos invasivos (intubação oro traqueal, passagem de cateter nasogástrico) sem utilização de equipamento de proteção individual (EPI) adequado.

Estão corretas as afirmativa: