Filtrar


Questões por página:
O endereço eletrônico do SINAN (www.saude.gov.br/sinanweb) possibilita explorar a base que contém dados nacionais dos agravos de notificação compulsória, com detalhamento por município. Alguns agravos, além de constituírem-se de notificação compulsória, também necessitam de comunicação imediata às autoridades sanitárias pela necessidade de implantação rápida de medidas visando à sua prevenção. São agravos de notificação compulsória imediata (NCI), de acordo com a Portaria nº 1.271/2014:
A Rede Cegonha constitui um modelo de atenção vinculada ao Sistema Único de Saúde que vem contribuindo para a redução da mortalidade materna e neonatal no Brasil. Dados os itens,
I. pré-natal; II. parto; III. puerpério; IV. nascimento.
verifica-se que são componentes da Rede Cegonha
No Sistema Único de Saúde, a Estratégia de Saúde da Família e a equipe de enfermagem assumem importante papel na notificação compulsória de doenças e agravos da Saúde Pública, pelo acesso direto à população. De acordo com o Sinan 2018, deve ser notificado(a) compulsoriamente
Qual a modalidade de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que atende todas as faixas etárias, disponibiliza de 8 a 12 vagas para acolhimento noturno e funciona 24 h para transtornos pelo uso de álcool e outras drogas em cidades e/ou regiões com população mínima de 150 mil habitantes?
O Ministério da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, publica regularmente boletins de acesso público para os casos de monitoramento e investigação de doenças específicas sazonais. Os profissionais de saúde devem conhecer e identificar as doenças de notificação compulsória pelos agravos e eventos consequente à saúde pública. São doenças de notificação compulsória:
I. dengue; II. esquistossomose; III. doença aguda pelo vírus Zika; IV. febre amarela.
Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)