Filtrar


Questões por página:
Considere as afirmativas relacionadas às principais doenças endêmicas do Brasil, apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

( ) A maioria das doenças endêmicas do Brasil é de origem parasitária ou transmitidas por vetores.
( ) A leishmaniose é uma doença infecciosa e contagiosa, provocada por parasitas do gênero Leishmania.
( ) Essas doenças acontecem principalmente em áreas rurais ou urbanas com problemas de saneamento básico.

Assinale a alternativa com a sequência respectivamente correta:
Visualizar Questão Comentada

Julgue o item subsequente.


A leishmaniose é uma doença infecciosa, contagiosa, transmitida através da picada de insetos vetores chamados de flebotomíneos.


Visualizar Questão Comentada
Considerando temas relacionados à vigilância em saúde, assinale a alternativa que define a “probabilidade de ocorrência de efeitos adversos relacionados a objetos submetidos a controle sanitário”.
Visualizar Questão Comentada
Preencha as lacunas com a alternativa correta.

[Ministério da Saúde,2025] “O cenário atual de casos de SRAG é marcado pela predominância do vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças pequenas e pelo crescimento das infecções por influenza em idosos. Segundo o boletim Infogripe da Fiocruz, em 2025, foram notificados 45.228 casos de Síndrome ____________________ Grave, sendo 42,9% com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório. Desse total,38,4% foram causados por VSR,27,9% por rinovírus,20,7% por covid-19,11,2% por influenza A e 1,6% por influenza B”.


Visualizar Questão Comentada
A Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS) é um documento fundamental para a organização e o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) nas três esferas de gestão do sistema, orientando as ações de vigilância em saúde em todo o território nacional. A PNVS deve contribuir para a integralidade na atenção à saúde, o que pressupõe a inserção de ações de vigilância em saúde em
Visualizar Questão Comentada