Filtrar


Questões por página:
A anemia infecciosa equina (AIE) é uma doença viral de notificação obrigatória que compromete a saúde de equídeos e traz prejuízos econômicos, principalmente pela necessidade de isolamento ou eutanásia de animais soropositivos. É transmitida principalmente por instrumentos contaminados ou insetos hematófagos. Em uma propriedade de equinos atletas, dois animais testaram positivo no exame de Coggins, sendo isolados imediatamente. O médico veterinário reforçou medidas de biossegurança e orientou novos testes em todos os animais da fazenda. Com base nesse caso, avalie as proposições com (V) para verdadeiro e (F) para falso.

(__)A AIE é causada por um vírus da família Retroviridae e não possui cura ou vacina eficaz até o momento.
(__)A principal forma de transmissão é direta, por contato entre animais sadios e doentes.
(__)O exame de Coggins (imunodifusão em gel de ágar) é o teste padrão para diagnóstico sorológico da doença.
(__)Animais positivos para AIE devem ser eutanasiados obrigatoriamente em todo o território nacional.

Agora, selecione a alternativa correta.
Na prática, entender a idade do equino é vital para avaliar seu valor econômico. Além disso, isso ajuda a orientar os cuidados específicos necessários em cada estágio de sua vida.
Assinale a alternativa que apresenta qual a idade aproximada em que ocorre a triangulação dos cantos dentários em equinos de acordo com a cronologia dentária.
Os pulmões são órgãos pares localizados no interior da cavidade torácica, sendo constituintes do trato respiratório, eles possuem diferenças anatômicas por espécie. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Vários fatores como a idade da égua, seu escore corporal, a evolução do parto, a integridade do trato reprodutivo no pós-parto e a presença de lóquios uterinos influenciam as taxas de prenhez no cio do potro.
As manifestações clínicas do cio do potro ocorrem:
São doenças de notificação obrigatória em equinos, EXCETO: