Filtrar


Questões por página:
O motor elétrico, como um componente intrinsecamente ligado ao universo elétrico, requer a interação de múltiplos equipamentos para o pleno desempenho de suas funções. Esses equipamentos desempenham papéis de vital importância ao canalizar a energia elétrica, transformando-a com maestria em energia mecânica. Isso, por sua vez, viabiliza o movimento de máquinas, veículos e uma diversidade de aplicações industriais que sustentam o nosso mundo moderno. A figura abaixo apresenta de forma clara um diagrama trifilar que retrata o processo de partida direta de um motor elétrico. Dentre as opções fornecidas, selecione a alternativa que de maneira precisa, ordenada e correta elenca os equipamentos essenciais para a partida direta de um motor elétrico, seguindo o sentido da tensão primeiro no circuito de força e depois no circuito de comando.


Imagem associada para resolução da questão


Figura – Partida Direta de Motor.
Visualizar Questão Comentada
Um circuito Schmitt-Trigger inversor apresenta histerese de 0,6V com uma tensão de saturação de 12V. Admita que RS é o resistor ligado entre a entrada não-inversora e o terra, e que RF é resistor que faz a realimentação da saída para a entrada nãoinversora. A razão RF/RS é:

Analise as seguintes afirmativas a respeito de alguns instrumentos de medição de grandezas elétricas, utilizados na manutenção de equipamentos e instalações elétricas.

I O hipot é um equipamento desenvolvido especialmente para a realização de ensaios de rigidez dielétrica ou ensaios de tensão suportável de equipamentos, ferramentas e materiais eletroeletrônicos para verificação da qualidade de suas tensões elétricas por meio da aplicação de alta voltagem.

II O localizador de cabos elétricos possui como principal função saber se o cabeamento sofreu algum tipo de dano no seu isolamento.

III Os medidores de relação de transformação TTR é um produto disponibilizado pelas empresas para analisar e medir com eficiência os ensaios nos transformadores do tipo monofásico e trifásico.

Das afirmativas acima:

Durante o ensaio de um transformador de distribuição trifásico cuja potência nominal é 500 kVA, tensão 13,8 kV- 220 V e fator de potência 85%, foram obtidos os seguintes resultados:

Nessas condições, a partir da carga nominal, o rendimento desse transformador será de:

Com a popularização dos aparelhos que fazem uso da eletrônica, inúmeros problemas de qualidade de energia começaram a surgir nas instalações, tais como sobreaquecimento de transformadores e motores, desligamentos intempestivos de disjuntores, aumento da corrente nos condutores neutros, etc. Dessa forma, faz-se necessário um diagnóstico de cada caso para subsidiar as tomadas de decisões. Um desses estudos está relacionado com a medição da distorção harmônica, que são fenômenos associados com deformações na forma de onda das tensões e correntes em relação à onda senoidal da frequência fundamental.

Considere uma corrente distorcida cujo valor eficaz medido por analisador de harmônicas é de 75 A e que a componente fundamental em 60 Hz é de 60 A. Neste caso, a distorção harmônica total efetiva da corrente (DHTE) é de: