Filtrar


Questões por página:
O primeiro molar permanente irrompe na cavidade bucal aproximadamente aos 6 anos de idade, sendo o elemento dentário que apresenta a maior incidência de lesões de cárie ao longo da vida do indivíduo.

O risco aumentado para a ocorrência de cárie nesses elementos pode ser explicado:
Existem fatores etiológicos locais (intrínsecos), ambientais (extrínsecos) e genéticos (hereditários) que influenciam na cronologia de erupção dos dentes. Sobre esse tema, avalie as afirmativas abaixo:
I. Dentre os fatores locais, relacionados à boca, a doença cárie é a causa de alteração na cronologia correta de erupção menos comum. II. Alterações metabólicas, como febre recorrente, podem reter o dente de forma a atrasar a rizólise e a erupção do dente. III. O traumatismo dentário é um fator intrínseco que pode impedir a erupção dos dentes.
É correto o que se afirma
Em se tratando de dentição mista, há uma fase em que os incisivos centrais e laterais superiores permanentes já estão presentes na boca, porém os caninos permanentes ainda não erupcionaram e há uma alteração fisiológica transitória, com abertura de diastemas interincisais. Essa fase ocorre por volta dos 8 a 10 anos de idade e também é denominada de fase:
Se dividirmos uma arcada a partir da linha mediana em direção aos dentes posteriores a ordem, temos a seguinte sequência: incisivo central, incisivo lateral, canino,1º molar e 2º molar. Pode-se dizer que do nascimento aos 6 a 7 meses de vida, a cavidade bucal da criança é edentada (sem dentes). A partir daí, temos a erupção dos dentes decíduos. Na maioria dos casos, dois elementos são os primeiros a erupcionarem na boca, seriam ele:

Paciente de 12 anos de idade, sexo masculino, sofreu um acidente de bicicleta e foi levado primeiro ao hospital e depois à clinica odontológica, cerca de 9 horas após o acidente. A criança apresentava hematomas lábio-nasais e maxilares, laceração da mucosa labial e gengival na região maxilar superior, com luxação e hipermobilidade dos incisivos centrais. No exame radiográfico detectou-se fratura do tecido ósseo vestibular, porém não houve fratura da raiz dos incisivos, apenas o deslocamento das raízes para vestibular e, consequentemente, a projeção das coroas para palatino. A sequência correta de procedimentos para a manutenção da integridade dos dentes incisivos centrais, em função e estética, é