Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada
O cálculo do empuxo gerado pelo solo é importante para o dimensionamento de muros de arrimo. A figura a seguir ilustra um muro de arrimo que está sujeito as ações de um solo homogêneo e seco.

Dessa forma, sabendo que o coeficiente de empuxo ativo Ka = 0,40, que o peso específico do solo é de 12,5 kN/m³ e que o empuxo total (do solo mais a sobrecarga distribuída X) é igual a 108,0 kN, pode-se afirmar que o valor da carga distribuída X, localizada sobre o solo no topo do muro deve ser igual a:
Escavou-se uma vala com 20 m de comprimento,1,0 m de largura e 80 cm de profundidade, com o objetivo de assentar, em seguida, ao longo de todo seu comprimento, uma tabulação de seção circular com diâmetro externo de 60 cm. Antes do assentamento do tubo, a área toda do fundo da vala receberá uma câmara de 10 cm de espessura de concreto magro. Após o assentamento, a vala será reaterrada com o mesmo material escavado, até que o terreno atinja sua mesma cota e o mesmo grau de compactação original. Considerando que o empolamento do material escavado é de 30% e realizando a aproximação π = 3,14, o volume de solo excedente que deverá ser transportado para um bota-fora é de aproximadamente:
Visualizar Questão Comentada
Atualmente, as tradicionais técnicas de escavação estão sendo substituídas por outros métodos, como, por exemplo, os métodos não destrutivos, os quais também requerem o planejamento e a adoção dos requisitos de segurança no trabalho conforme as particularidades do método adotado.
Os métodos de escavação do tipo não destrutivo comumente utilizados são, EXCETO:
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado

Leia o texto 'DRENAGEM' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. O texto afirma que o custo de proteção e a eficácia de utilizar medidas não estruturais em uma área inundável (como a bacia de um rio ou uma região próxima a um mangue ou a um pântano) é em geral superior ao de utilizar medidas estruturais.

II. O texto afirma que as medidas estruturais de controle de inundações, que podem ser extensivas ou intensivas, são obras de engenharia implementadas para avolumar o risco das enchentes.

III. As medidas estruturais extensivas são aquelas que agem no contexto global da bacia hidrográfica, procurando modificar as relações entre precipitação e vazão, como a alteração da cobertura vegetal do solo, que reduz e retarda os picos de enchentes e controla a erosão da bacia, de acordo com o texto.


Marque a alternativa CORRETA:

mostrar texto associado

Leia o texto 'DRENAGEM' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. As ações não estruturais em drenagem urbana abrangem os mecanismos de estipulação dos princípios básicos, de estabelecimento de como estes princípios devem ser respeitados (legislação, normas e manuais técnicos) e de preparação da sociedade para que eles venham a ser implantados e obedecidos na atualidade e no futuro, de acordo com o texto.

II. As medidas não estruturais procuram reduzir impactos sem modificar o risco das enchentes naturais e, em alguns casos, estipular princípios que revertam os riscos artificialmente majorados por ações antrópicas às condições naturais, de acordo com o texto.

III. Segundo as afirmações trazidas pelo texto, as medidas de controle de inundações podem ser classificadas em estruturais, quando compreendem a realização de ações diretas para deslocar a população da área de risco para outra região; e não estruturais, quando buscam reduzir o consumo de água em regiões com risco de inundação.


Marque a alternativa CORRETA: