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O Modernismo brasileiro teve como marco introdutório a Semana de Arte Moderna, em 1922. É tradicionalmente divido em três gerações: geração de 1922, geração de 1930 e geração de 1945. Acerca da segunda geração, analise as asserções que se seguem.


I. Entre os escritores, no campo da prosa, destacam-se Graciliano Ramos, José Lins do Rêgo e Rachel de Queiroz.

II. Teve como marco inicial o poema Os sapos, de Manuel Bandeira.

III. O romance urbano Capitães de Areia, de Jorge Amado, é um exemplo de obra literária está inserido nessa fase.

IV. A obra Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, representa o caráter regionalista do período.


É CORRETO apenas o que se afirma em

O Modernismo no Brasil, que teve início com a Semana de Arte Moderna em 1922, é caracterizado por uma série de fases distintas. Sobre essas fases e seus autores, assinale a alternativa correta:
Todas as obras abaixo foram escritas por Carlos Drummond de Andrade, exceto:

O Barroco teve origem na Itália, no século XVI, em um período de crise religiosa na Europa, marcada pela divisão entre o catolicismo e o protestantismo. No Brasil, esse estilo predominou entre os anos de 1601 e 1768.


(Fonte: https://www.portugues.com.br/literatura

/literatura-no-brasil.html.adaptado)


Qual das afirmações a seguir descreve corretamente as características do Barroco?

Considere os aspectos teóricos de Harold Bloom sobre a influência e a tradição literária e de Mikhail Bakhtin sobre a recepção e a historicidade dos textos e responda à questão:

Bloom (1994) discute como os autores e suas obras dialogam com as tradições literárias e com o público ao longo do tempo, enquanto Bakhtin (1997) enfatiza a importância da historicidade e da recepção dos textos na compreensão de sua relevância cultural e estética.
BLOOM, Harold. O Cânone Ocidental: Os Livros e o Legado da Literatura. Rio de Janeiro: Editora Record,1994.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal.2ª ed. São Paulo: Martins Fontes,1997.

No exemplo do trecho abaixo, qual alternativa melhor elucida a importância e o impacto da historicidade dos textos e o diálogo entre obras e contextos históricos para a prática da leitura literária?
Os romances de Machado de Assis, produzidos no final do século XIX, refletiam as tensões sociais e políticas do Brasil Imperial. A circulação dessas obras nas livrarias e a recepção crítica da época mostram um diálogo constante entre a literatura e o contexto histórico, revelando a habilidade do autor em manter elementos da tradição literária enquanto rompe com convenções estéticas estabelecidas.