Filtrar


Questões por página:
A porcentagem de desequilíbrio das tensões é obtida a partir da medição das tensões nas três fases e da utilização da equação do desequilíbrio de tensão percentual que é igual a 100 vezes o desvio máximo da tensão em relação à tensão média dividido pela tensão média. Nessas condições, para valores de tensões entre fases de 222 V,217 V e 212 V, a porcentagem de desequilíbrio das tensões é:
Quanto ao critério da queda de tensão nos condutores, em nenhum caso a queda de tensão nos circuitos terminais pode ser superior a:
Com relação aos aspectos considerados da qualidade do produto em regime permanente ou transitório, quando se trata dos fenômenos de Qualidade de Energia Elétrica (QEE), é INCORRETO afirmar que:
Normalmente em um sistema de potência, a operação de proteção convencional permite um retorno a um Estado Operacional Satisfatório, sem ajuda de qualquer outro recurso. No entanto, no caso de perturbações severas, a atuação dos Esquemas de Proteção de Sistemas - EPS são necessários.

Ocorrendo uma variação intensa de tensão, o EPS deve atuar, para recuperar o sistema, do seguinte modo:

A realização de paralelismo de geradores é uma medida amplamente utilizada nos parques de energia. Suponha dois geradores idênticos, G1 e G2 , conectados ao barramento de um sistema elétrico de potência, injetando potências ativas P1 e P2 . A forma pela qual as potências ativas são repartidas entre esses dois geradores ocorre, principalmente, pelo(a)