Questões de Concurso
Filtrar
143 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 29
Questões por página:
Pesa-se um corpo de volume igual a 7,5 ⋅ 10–4 m3 totalmente submerso em um líquido de densidade igual a 1,6 ⋅ 10³ kg/m³, suspendendo-o a um dinamômetro, como ilustra a figura. Com o corpo em repouso, o dinamômetro indica 48 N.
Suponha que o fio se rompa. Considere g = 10m/s². Imediatamente após o rompimento do fio, o módulo da aceleração adquirida pelo corpo é de

Seja

Em um dado instante rompe-se o fio que prendia a esfera (1) ao suporte.
Imediatamente após o rompimento do fio, as acelerações



Seja g o valor da aceleração da gravidade no local. Nesse caso, o módulo da aceleração do trem é

A seguir, suspende-se o mesmo objeto a uma mola. Na posição de equilíbrio, a mola se alonga x em relação a seu comprimento original, como mostra a figura 2.

Imagine que repetíssemos esses experimentos na Lua. Lá, para manter a balança em equilíbrio usaríamos um contrapeso de massa m e a mola, na posição de equilíbrio, ficaria alongada x` em relação a seu comprimento original.
Nesse caso, verificamos que
Considere-se que um tubo em forma de U contenha três líquidos ideais imiscíveis entre si, conforme ilustra a figura precedente, e que a pressão atmosférica seja a mesma nas superfícies livres dos líquidos e a aceleração da gravidade seja constante nessa região. Nessa hipótese, sabendo-se que o sistema está em equilíbrio e que h3 = 18 cm, d1 = 2d2 = 3d3, em que d1, d2 e d3 representam as densidades dos líquidos em questão, conforme indicados na figura, é correto concluir que a altura h2 é igual a