Filtrar


Questões por página:

Um tubo em U, aberto em ambos os ramos e de seção uniforme, contém mercúrio em sua porção inferior em equilíbrio hidrostático. Nesse caso, as superfícies livres do mercúrio, em ambos os ramos, distam 65,5cm das bocas do tubo, como mostra a figura 1. Derrama-se água em um dos ramos até enchê-lo completamente, como mostra a figura 2, depois de restabelecido o equilíbrio


52_.png (267×178)


Considere a densidade da água 1 g/cm³ e a do mercúrio, 13,6g/cm³. A altura H da coluna d’água é

Pesa-se um corpo de volume igual a 7,5 ⋅ 10–4 m3 totalmente submerso em um líquido de densidade igual a 1,6 ⋅ 10³ kg/m³, suspendendo-o a um dinamômetro, como ilustra a figura. Com o corpo em repouso, o dinamômetro indica 48 N.

 

49_.png (101×185)

 

Suponha que o fio se rompa. Considere g = 10m/s². Imediatamente após o rompimento do fio, o módulo da aceleração adquirida pelo corpo é de

O sistema representado na figura a seguir, está em repouso. As duas esferas têm massas iguais e entre elas há uma mola ideal, aumentada em relação a seu comprimento original.
54_imagem .png (84×187)

Seja 54_texto 1.png (12×18) a aceleração local da gravidade.
Em um dado instante rompe-se o fio que prendia a esfera (1) ao suporte.
Imediatamente após o rompimento do fio, as acelerações 54_texto 2.png (15×17) e 54_texto 3 .png (18×17) das esferas (1) e (2) são, respectivamente,
Um trem está se movendo, uniformemente acelerado, sobre trilhos retilíneos e horizontais. Suspensa por um fio ideal ao teto de um dos vagões há uma pequena esfera de aço. Verifica-se que é possível abandonar a esfera numa posição, na qual o fio forma um ângulo θ com a vertical, como ilustra a figura, e ela permanecer em repouso em relação ao vagão.
43.png (266×107)
Seja g o valor da aceleração da gravidade no local. Nesse caso, o módulo da aceleração do trem é
Coloca-se um objeto em um dos pratos de uma balança de braços iguais. Para manter a balança em equilíbrio, é necessário colocar no outro prato um contrapeso de massa m, como mostra a figura 1.
33_1.png (342×103)
A seguir, suspende-se o mesmo objeto a uma mola. Na posição de equilíbrio, a mola se alonga x em relação a seu comprimento original, como mostra a figura 2.
33_2.png (177×163)
Imagine que repetíssemos esses experimentos na Lua. Lá, para manter a balança em equilíbrio usaríamos um contrapeso de massa m e a mola, na posição de equilíbrio, ficaria alongada x` em relação a seu comprimento original.
Nesse caso, verificamos que