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Na construção de uma rodovia retilínea foram levantados os pontos P1, P2, P3 e P4. Considerando-se que:
- A distância entre P1 e P2 é de 3,0km;
- A distância entre P2 e P3 é de 7,0km;
- A distância entre P1 e P4 é de 18,0km;
- A diferença de altitude entre os pontos P1 e P2 é zero.
- A diferença de altitude entre os pontos P1 e P3 é de 60m.
- A diferença de altitude entre os pontos P3 e P4 é zero.
A declividade entre o ponto P2 e P4 é de:

Com base no sistema de custos rodoviários (SICRO) do DNIT, julgue o item seguinte.
Nos casos em que o SICRO inclui, na mesma composição de custos, os serviços de escavação, carga e transporte de material, utiliza-se um fator de conversão para ajustar a diferença entre o volume de corte, definido como critério de medição e pagamento, e o volume do material transportado, em razão das diferenças de massa específica do material nas duas condições.
Acerca das especificações de serviços que compõem uma obra rodoviária, julgue o item a seguir.
A imagem a seguir ilustra uma motoniveladora, equipamento utilizado em obras de terraplenagem e pavimentação em diversos serviços, como regularização de subleito, escarificação de solos mais duros, espalhamento e misturas de solos, espalhamento e distribuição de misturas asfálticas usinadas a frio e homogeneização de umidade na pista.