Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
“Depois que isso é feito, essa técnica o desenrola em uma imagem plana” (4º parágrafo). O elemento mórfico em destaque é classificado como:
mostrar texto associado
“Lamentavelmente, as empresas e as plataformas digitais que operam no Brasil não estiveram na audiência”. O elemento mórfico em destaque denomina-se:
mostrar texto associado
No trecho "como se só coubesse nela o livresco" (linhas 20-21), o sufixo é utilizado em "livresco" para expressar o sentido de:

Os problemas com a doença são verdadeiros, mas não insolúveis.


Na palavra em destaque, o prefixo in- traz consigo a ideia de negação. Entre as palavras apresentadas a seguir, todas formadas com o prefixo in- ou suas variantes (i-, im-), assinale aquela que NÃO carrega em si o mesmo sentido que em insolúveis.

Visualizar Questão Comentada

Quanto à estrutura das palavras, assinale (C) correto ou (I) incorreto e marque a alternativa devida.



( ) Radical é o morfema originário e irredutível que contém o núcleo significativo comum a uma família linguística.


( ) Raiz é o morfema que funciona como o segmento lexical da palavra, opondo-se ao segmento que lhe assinala (por meio de outros morfemas) as flexões e a derivação.


( ) Desinência é o morfema indicativo das flexões das palavras, isto é, das variações por que elas passam para expressar as categorias gramaticais de gênero e número (nos nomes) e de pessoa, número, modo e tempo (nos verbos).


( ) Vogal temática é o morfema que caracteriza nomes e verbos portugueses, reunindo-os em classes morfológicas estanques.


( ) Tema é o radical ampliado por uma vogal temática. Assim, do radical ros- obter-se-á, pela adjunção da vogal temática nominal a, o tema rosa-; identicamente, o radical trabalh-, acrescido da vogal temática da 1ª conjugação, dar-nos-á o tema trabalha-.


( ) Afixos são morfemas destinados à formação de derivados.

Visualizar Questão Comentada