Filtrar


Questões por página:
S. G., a enfermeira gerente da UBS Santa Gertrudes, teve um dia de trabalho bastante atribulado. Pela manhã terminou a escala de férias do pessoal de enfermagem, depois reuniu-se com os técnicos de enfermagem para discutir os arranjos para a campanha de vacinação do próximo sábado, e, mais para o fim do dia, decidiu, junto com o gestor da unidade, como irá funcionar a sala de coleta de exames durante a reforma do telhado.

As ações que S.G. praticou, em sequência, configuram as funções administrativas de:
As enfermeiras de uma USF se reuniram para estabelecer um modelo de supervisão a ser aplicado a todas as equipes. A enfermeira A disse que prefere supervisionar seus funcionários sem que eles percebam, assim pode identificar seus erros mais prontamente. A enfermeira B disse que utiliza a estratégia de “fazer junto” para que seus funcionários percebam suas diferenças de processo. A enfermeira C prefere refletir com sua equipe sobre as orientações contidas nos manuais de normas e rotinas, estimulando-os a melhorar a qualidade do serviço.

Acerca dos estilos de supervisão apresentados pelas enfermeiras, é correto afirmar que:
Quanto às ações e tarefas afins efetivamente desenvolvidas nos serviços de saúde pelas categorias de Enfermagem no país, estudos realizados pela ABEn e pelo INAMPS2 as agrupam em cinco classes.
“A classe cujo foco centra-se na organização da totalidade da atenção de enfermagem prestada à clientela. Por exemplo, ações de conforto e segurança, atividades educativas e de orientação”, são denominadas de:
Assinale a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas abaixo sobre como os locais de repouso dos profissionais de enfermagem devem ser.

I. Ser destinados especificamente para o descanso dos profissionais de enfermagem.
II. Ser arejados.
III. Ser providos de mobiliário adequado.
IV. Ter área útil compatível com pelo menos 50% da quantidade de profissionais diariamente em serviço.

Estão corretas as afirmativas:
A Classificação de Risco (CR) é um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.
Dentre os objetivos da implantação da CR, podemos citar, EXCETO: