Filtrar


Questões por página:
Sobre as estruturas de madeira, é incorreto o que se afirma em:
Com relação às condições de referência para as propriedades de resistência e de rigidez da madeira especificados na Norma NBR 7190:19 – Projeto de Estruturas de Madeira, analise as afirmativas a seguir.

I. Os valores especificados na referida Norma são os correspondentes à classe 1 de umidade, que se constitui na condição-padrão de referência, definida pelo teor de umidade de equilíbrio da madeira de 12%.

II. Na caracterização de um lote de material, os resultados de ensaios realizados com diferentes teores de umidade da madeira, contidos no intervalo entre 10% e 20%, devem ser apresentados com os valores corrigidos para a classe 1 de umidade.

III. Admite-se como desprezível a influência da temperatura na faixa usual de utilização de 10°C a 60°C.

Assinale:
Em vigas secundárias de estruturas de madeira permite-se que tenham área de seção transversal e espessura mínimas, respectivamente, de:

Considere os métodos de cálculo utilizados no projeto e dimensionamento de estruturas de madeira em obras de construção civil, relacionados abaixo.

I. O Método do Coeficiente de Segurança Externo ge consiste, basicamente, na majoração da carga F por um coeficiente ge > 1, propondo que a peça perca estabilidade ou que em um certo ponto de seu contínuo atinja a ruína ou colapso.

II. O Método dos Estados Limites é um método probabilístico que vem atualizar o enfoque no dimensionamento de estruturas de madeira propondo uma sequência de passos análogos às normas de concreto de aço e madeira.

III. O Método das Tensões Admissíveis, que se encontra atualmente superado, tem como condição básica de verificação ou dimensionamento de uma seção, fazer com que a maior tensão de trabalho não ultrapassasse a tensão admissível, definida, portanto, como a tensão característica do material dividida pelo coeficiente de segurança interno dado pelo número gi > 1.

Está correto o que consta em